Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Rondônia 35 anos – III



Por José Carlos Sá

Rondônia 35 anos – III - Gente de Opinião

Livro que conta as tentativas do então deputado Jerônimo Santana, que o autografou para mim

A história da elevação de Rondônia da categoria de Território Federal a Estado, começou muito antes de 22 de dezembro de 1981. Uma das missões do governador nomeado Marques Henriques Neto (1974-1975) dada pelo presidente Ernesto Geisel, foi iniciar os alicerces para o futuro Estado de Rondônia. O governador Jorge Teixeira (1979-1982) deu continuidade, já sob a presidência da República exercida por João Figueiredo, que acabou assinando a Lei Complementar 41, de 22 de dezembro de 1981.

Segundo o ex-governador Jerônimo Santana (1987-1991), no livro “Pela Criação do Estado de Rondônia (Uma luta de 8 anos no Congresso Nacional)”, editado pela Câmara dos Deputados – Brasília 1978, ele apresentou Projeto de Lei número 543, de 1971, que foi arquivado devido ao final daquela legislatura. Jerônimo faria outra tentativa em 1976, dando origem à Proposta de Emenda à Constituição nº 8/77, também rejeitada “por motivos políticos”, escreveu Jerônimo.

O ato só se concretizou com o envio da mensagem do Executivo que finalmente elevou Rondônia à categoria de Estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)