Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia é o primeiro Estado a inserir modelo participativo de desenvolvimento econômico na Constituição



Rondônia é o primeiro Estado brasileiro a conseguir aprovar uma emenda constitucional, que dedica uma seção inteira (V – A) ao incentivo do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O Projeto de Emenda Constitucional, PEC 364, aprovado em duas votações nominais pelo plenário do Legislativo,  no dia 10 de outubro, coloca novamente o Estado em destaque no ranking nacional e projeta sua imagem no exterior.

O secretário da Casa Civil, Emerson Castro, destaca como importante o fato de Rondônia inserir na sua “Carta Mãe” todas as metas de planejamento sustentável, criando uma verdadeira “cultura” para acabar com o “efeito sanfona” na gestão pública, quando o governo que se elege abandona as obras iniciadas pelo antecessor.

O Estado se equipara agora, segundo ele, a países desenvolvidos que seguem o mesmo modelo, como o Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Coréia do Sul e outros que atendem às demandas sociais a partir da inclusão de seus modelos de desenvolvimento na norma constitucional.

Em Rondônia, o novo modelo tem como pilastra o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), elaborado em parceria por técnicos da região e do Ministério da Integração para consolidar cenários e perfis de áreas produtivas, e demandas sociais projetadas nas 11 audiências públicas realizadas nos municípios.

Outra vantagem do PDES é a participação da sociedade na revisão das metas, a cada dois anos, por meio de audiências públicas. Nas audiências, a própria população aponta as novas demandas sociais e potencialidades econômicas. “Hoje as vertentes são ditadas pelas commodities produzidas na região, como carne, madeira, grãos e outras”, disse Castro.

Destaques da emenda

Dentre os objetivos apresentados na emenda constitucional, se destacam o desenvolvimento socioeconômico e integrado, racionalização e a coordenação das ações do governo, incremento das atividades produtivas, expansão social, superação das desigualdades sociais e regionais, desenvolvimento dos municípios, desenvolvimento tecnológico, e infraestrutura adequada que proporcione mais competitividade, ordenamento territorial e qualidade de vida.

Com base nos princípios da participação e controle social, transparência e solidariedade regional,  foram definidas quatro diretrizes estratégicas de desenvolvimento para as políticas setoriais.

São elas a qualidade de vida, que assegura às pessoas seus direitos fundamentais, como segurança, saúde, educação e cultura; territorialização e desenvolvimento dos municípios, que envolve a abordagem territorial, com municípios integrados, urbanizados e ordenados territorialmente; competitividade sustentável, que promova infraestrutura diversificada e de qualidade, o fomento ao desenvolvimento econômico inclusivo, inovador e sustentável, potencializando os ativos regionais; e modernização administrativa, que pressuponha uma gestão pública eficiente, geradora de mais e melhores resultados e próxima da sociedade.

Dono do terceiro maior PIB per capita da Região Norte (IBGE 2016), Rondônia se projeta para assumir papel de liderança até 2030, com o aumento da sua pauta de exportação de alimentos, grãos e matéria prima.

Com essa perspectiva, segundo Emerson Castro, a Secretaria de Planejamento (Sepog) coordenou os estudos para elaboração do PDES, já reconhecido nacionalmente pelo Centro de Liderança Pública de São Paulo, e representa um grande esforço do governo para superar o “modelo isolado de desenvolvimento”, marca do distanciamento dos anseios populares.
 



Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)