Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Rondônia pede patente para fármaco anti-leishmaniose obtido de cobra cascavel; pesquisa teve apoio da Fapero


Gente de Opinião

Cientista Nicolete (C) e demais
pesquisadores de fármacos anti-leishmaniose

É de Rondônia o primeiro pedido da região amazônica, e possivelmente um dos mais raros do País, para o patenteamento de um fármaco anti-leishmaniose obtido da serpente Crotalus durissus terrificus [espécie de cascavel que também habita a região amazônica].

No Brasil só há uma espécie de cascavel e cinco subespécies.

Projeto fomentado pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa em Rondônia (Fapero) e desenvolvido pela equipe do pós-doutor em Biociências Aplicadas à Farmácia, Roberto Nicolete, da Fundação Oswaldo Cruz-RO, resultou na solicitação de patente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Para o presidente da Fapero, Francisco Elder Oliveira, o trabalho de Nicolete tem alto significado para o estado. “Até algum tempo atrás não havia fomento à pesquisa, e essa busca da patente é a joia que ganhamos ao tempo em que formamos doutores, mestres, e contribuímos com a ciência mundial”, disse.

A investigação aprovada pela chamada do Projeto de Pesquisa Para o SUS (PPSUS) em 2013 avaliou a crotamina [proteína presente no veneno da serpente Crotalus como “ferramenta para carreamento de drogas contra a leishmaniose”.

Leishmanioses constituem um conjunto de doenças que afetam aproximadamente 12 milhões de pessoas, especialmente em países pobres ou muito pobres.

Até então, os tratamentos disponíveis apresentam severos efeitos colaterais e falha terapêutica.

Nos anos 1960/70, quando recebeu levas de migrantes do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País, Rondônia também tinha casos de leishmaniose nos cantões da floresta e zona rural, onde até hoje ainda ocorrem filarioses, toxoplasmose, micoses profundas e outras doenças causadas por insetos.

Gente de Opinião

Cascavel da espécie Crotalus durissus terrificus

INTENSA PESQUISA

Desde 2013 a equipe do cientista Roberto Nicolete avalia a eficácia e efeitos toxicológicos da crotamina isolada da cascavel.

Estudos preliminares e in vitro possibilitaram combinações de droga, citotoxidade dos tratamentos sobre células, e as duas combinações mais eficazes de cada droga foram avaliadas acerca da inibição do crescimento de amastigotas, produção de NO [óxido nítrico] por reação de Griess e diferentes citocinas por ELISA [do inglês Enzyme Linked ImmunonoSorbent Assay).

Os tratamentos foram feitos por oito dias alternados com os controles e combinações de drogas com CTA. A massa e tamanho da pata infectada foi monitorada diariamente.

Após 48 h do fim do tratamento os animais foram eutanasiados para a retirada de sangue, tecido da pata, linfonodo, rins, fígado e baço para posteriores experimentos. O sangue foi centrifugado e o soro separado para análise bioquímica e imunológica.

In vivo, a combinação das drogas com CTA mostrou-se mais eficaz que as drogas sozinhas na contagem de parasitos nos tecidos, revelou o estudo. A medida das massas dos órgãos não sugerem megalias [aumento ou desenvolvimento anormal de um órgão ou parte dele], no entanto, a bioquímica do soro dos animais demonstra aumento de enzimas hepáticas e musculares sem apresentar toxidade.

“A associação da crotamina mostra-se um promissor caminho para tratamentos antileishmania”, considerou o cientista.

A equipe de pesquisadores envolvida no Depósito de Patente tem experiência na área de Biotecnologia e doenças negligenciadas, pela Fiocruz-RO. São eles: Roberto Nicolete (Fiocruz-RO e Ceará), Andreimar Martins Soares (Fiocruz-RO), Leonardo de Azevedo Calderon (Fiocruz-RO e Universidade Federal de Rondônia). Um aluno de Doutorado da Rede Bionorte, também bolsista da Fapero integra a equipe.

Transmitindo entusiasmo, Nicolete contou que se tornou cientista “por curiosidade, observação e exemplos seguidos de outros docentes/pesquisadores”, quando ainda aluno de graduação no curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP.

“Sempre procurei desenvolver projetos envolvendo terapias experimentais contra doenças infecciosas e após ingressar na Fiocruz, certamente pude mais objetivamente, concluir pesquisas mais elaboradas e desafiadoras na minha área de atuação”, disse.

“O depósito de patente via PCT foi muito importante para o grupo de pesquisa, uma vez que ela será depositada em vários escritórios internacionais, possibilitando maior abrangência e visibilidade do estudo”.

Assim, ele espera que os resultados obtidos possibilitem vislumbrar grande potencialidade de aplicações biotecnológicas dos produtos e processos da combinação terapêutica proposta no estudo, os quais contribuirão para o fortalecimento da C,T&I do estado e do País.

CARÊNCIAS DO SUS

Para o cientista, as principais contribuições à ciência, tecnologia e inovação privilegiam a difusão do conhecimento no estado e nacionalmente. “Formam-se recursos humanos em nível de pós-graduação e consolidam-se colaborações locais e regionais. A área de Biotecnologia e Saúde aplicadas para o desenvolvimento de produtos e protótipos para tratamento de doenças infecciosas e crônicas ainda é um gargalo para o fortalecimento da indústria nacional, a qual setoriza suas prioridades de mercado e deixa de apoiar a sustentabilidade do SUS e a concorrência nacional na área”.

Convicto, Nicolete, disse que uma sociedade que tem por política preterir a ciência e tecnologia em detrimento de outras áreas estará fadada ao fracasso. Lutemos pela nossa ciência livre e justa! Só assim daremos o salto tecnológico necessário ao desenvolvimento nacional e igualdade social”.

Aos demais pesquisadores e interessados no avanço científico em Rondônia, manifestou apoio: “Nunca desista de uma ideia, mesmo que outros não a entendam ou finjam não entender por motivos de conveniência ou concorrência. Fazer ciência no Brasil é muito difícil por várias razões. Busque sempre apoio de grupos com experiência e boa vontade em ajudar!”.

Leia também
Fiocruz-RO reúne pesquisadores de três estados para diagnósticos de leishmaniose
Lacen faz controle vetorial do transmissor da leishmaniose na zona rural de Pimenta Bueno


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Assessoria Fiocruz-RO
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)