Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Rondônia presente na maior de Turismo das Américas


Rondônia presente na maior de Turismo das Américas - Gente de Opinião

 O ministro Alberto Alves com o superintendente de Turismo de Rondônia, Júlio Olivar

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) participa com destaque da 44ª ABAV Expo Internacional para promover Rondônia.  Nas primeiras horas de evento, passaram pelo estande centenas de visitantes, inclusive o ministro do Turismo, Alberto Alves, jornalistas especializados em cobertura temática.

A abertura da maior feira de turismo do Brasil aconteceu na manhã desta quarta-feira (28) no Centro de Convenções Expo Center Norte, em São Paulo e reúne, em 24 mil metros quadrados, 23,7 mil profissionais cadastrados e espera-se um público de 100 mil pessoas em três dias.

O estande de Rondônia está apresenta e divulga as sugestões e destinos presentes no Mapa de Turismo Regional, destacando as opções que Rondônia oferece: cultura, natureza/aventura, bem-estar, gastronomia e pesca esportiva. Também serão oferecidos aos visitantes o prato oficial da capital, Pirarucu Rondon Porto Velho, e  dança folclórica de Boi-Bumbá.

Trata-se da maior feira do setor nas Américas, ocasião em que é possível promover o congraçamento setorial e, também, proporcionar a realização de negócios, indicação de tendências para 2017 e alcançar ampla repercussão na mídia.

O superintendente Estadual de Turismo, Júlio Olivar, explicou que o estande da Setur reforça a divulgação de Rondônia, tendo em vista a busca pela ampliação do número de turistas durante todo o ano no estado.  “Rondônia tem muito a oferecer aos visitantes, opções não faltam, desde parques naturais e se enquadram entre os maiores interesses mundiais”.

Júlio destaca que o momento é propício para discutir ideias e propostas para que o setor reaja como um todo. Em sua opinião, o turismo passa por um momento de superação, mas, acima de tudo, de união de todos para encontrar o caminho para uma maior valorização e a feira é local de oportunidade para isto.

De acordo com o presidente da ABAV, Edmar Bull,  o turismo se encontra em ascensão. “O Brasil é o país mais lembrado no mundo em matéria de potencial turístico e  cresceu acima dos outros segmentos”.  Ele destacou ainda que a partir de abril de 2017 o Cadastur (Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo), irá ampliar os serviços cadastrando não apenas as empresas, mas também os funcionários que atuam nas agências, hotéis e restaurantes, de todo o país. Rondônia também atuará neste sentido, como uma das ferramentos de se mensurar a economia representativa de setor.

Segundo a presidente da Braztoa, Magda Nasser, o turismo é responsável por 3,3% do PIB brasileiro e emprega atualmente uma a cada 11 pessoas em todo o país. O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), Nilo Sérgio Felix, destacou que o Brasil vive hoje um momento ímpar para o turismo e a realização das olimpíadas e paraolimpíadas contribuiu para o desenvolvimento do setor. Ele destacou, ainda, a necessidade de alguns avanços como a liberação do visto para os Estados Unidos e a legalização de Cassinos, como partes indutoras para a economia do país.

Segundo Júlio Olivar, há 40 anos a agricultura se destacava como único potencial econômico do país e ninguém a imaginava como competitiva no mundo. “Hoje, o turismo já se equipara a este antigo potencial da agricultura, como mostram vários estudos”, afirmou.

O Ministro do Turismo, Alberto Alves, participou da abertura da feira e enfatizou a importância da integração do Ministério do Turismo para o fortalecimento do setor nas diversas regiões turísticas do Brasil. Ele foi o porta-voz do presidente Michel Temer que fez questão de parabenizar a realização da feira e destacar que o Brasil está no ranking dos principais países capazes de realizar grandes eventos e bem receber os turistas nacionais e internacionais.

Fonte: Setur

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)