Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Samba Autoral em homenagem ao seu Calixto


Samba Autoral em homenagem ao seu Calixto - Gente de Opinião

A 22ª edição do Projeto Samba Autoral, será em homenagem a Francisco Joaquim Calixto falecido no dia 20 de marços deste ano. “Até pensamos em não realizar essa edição do Samba Autoral em virtude da proximidade da morte do seu Calixto, depois de ouvirmos vários colegas compositores e em espacial a diretoria da escola Asfaltão, resolvemos que a 22ª edição do Samba Autoral seria em homenagem àquele que desde o inicio do Projeto liberou o espaço da calçada do seu Bar para a realização do evento”, disse Silvia Ferreira.

Pelo ensaio realizado na última quinta feira, essa será uma das mais concorridas edições do Samba Autoral, pois passaram músicas entre tantos, os compositores Ernesto Bento de Melo, José Luiz Machado de Assis (Torrado), Waldison Pinheiro (Misteira), As Pastoras (do Asfaltão), Reginaldo Cardoso (Macumbinha), Bainha, Oscar Knight, Mávilo Melo, Toninho Tavernard e Danilo. Isso sem contar que a Banda é composta pelos melhores músicos no naipe samba de Porto Velho.

O Samba autoral começa às 14 horas no Bar do Calixto à rua Jaci Paraná esquina com a Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças à entrada é franca.      



 

Lenha na Fogueira

Hoje 1º de abril de acordo com os mais antigos, aqueles do tempo do meu amigo Anizinho Gorayeb, comemora-se o Dia da Mentira.
 

********* 

Apesar de dizerem que “Mentira Tem Perna Curta”, é comum alguém, inclusive pessoas consideradas ilibadas pregar ou sair por ai contando mentiras. Aliás, os maiores mentirosos do Brasil são os políticos, que nas campanhas prometem tudo e depois de eleitos não cumprem o que prometeram.
 

*********

Em Porto Velho tivemos alguns mentirosos que ficaram famosos, entre eles o Médico Dr. Demerval. Inclusive no tempo que ele morou por aqui, no dia 1º de abril, seus amigos faziam Alvorada na porta da sua casa, festejando sua fama de mentiroso.

**********

Entre as estórias que ele contava na maior cara de pau, afirmando que era verdade, que tinha acontecido com ele numa viagem de avião de Porto Velho a Guajará Mirim era a seguinte:
 

********

Já o avião estando fazendo as manobras para aterrissar no aeroporto da Pérola do Mamoré, caiu e na ânsia de encontrar um caminho que levasse os passageiros a uma localidade segura, ele Demerval se embrenhou na mata e perdeu seu relógio. Alguns anos depois, andando justamente pelo local da queda do avião, de repente escuta aquele barulho: tica tac, tic, tac... Foi procurar e para sua surpresa viu aquele relógio pendurado no galho de uma árvore funcionando e com a hora certa.
 

********

Às vezes ele trocava o relógio, por um LP, (disco de vinil), dizendo ele, que entrou na mata e de repente. começou a ouvir: “Quem és... Quem és... então foi procurar de onde vinha aquele som e encontrou engatado  num pé de laranja, o pedaço de um disco (LP) que ficava rodando conforme o vento e passava por um espinho da laranjeira e pegava só a parte da música Quem  és... Quem és. Era a musica do Waldick Soriano: “Quem és tu...”.
 

********

 Outro grande contador de estórias era o Manelão o General da Banda do Vai Quem Quer. No livro “As Peripécias do General” o autor relata várias mentiras que ouviu do Manelão e entraram para o anedotário da cidade. Entre elas:
 

********

A que ele contava que deu um rasante com um avião Paulistinha, em cima de um pé de jenipapo, pegou um fruto e jogou em cima da casa de uma moça, pela qual era apaixonado.
 

*********

E o que deu origem ao Dia Internacional da Mentira? Veja na matéria abaixo
 

*********

A versão mais conhecida para a data remonta ao século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril.
 

*********

Em 1564, o rei Carlos 9º decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro obedecendo ao calendário gregoriano.
 

*********

Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de “bobos de abril”, recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril.
 

*********

Da França, a mania de pregar peças nesta data teria percorrido o mundo e dura até hoje. Neste dia, todos precisam ficar atentos. Até mesmo grandes jornais e revistas publicam noticias falsas, para enganar e brincar com os leitores.
 

*********

Porém dois eventos que vão acontecer no dia de hoje não são pegadinha ou mentira.
 

*********

A FEIJOADA da escola de samba Acadêmicos do São João Batista é a pura verdade e vai acontecer as partir das 11 horas na Associação Salve Jorge. Vai lá morena!

*********

E a realização da 22ª edição do Projeto Samba Autoral no Bar do Calixto a partir das 14 horas.

**********

Salve o dia 1º de abril. O Dia Internacional da Mentira! 


 


 
 

Samba Autoral em homenagem ao seu Calixto - Gente de Opinião

Show de mulatas na feijoada da São João Batista

A escola de samba Acadêmicos do São João Batista realiza neste sábado 1º de abril, a partir do meio dia, Feijoada, na Associação Salve Jorge na Vila Tupi.

Visando arrecadar recursos para complementar as despesas com fantasias e alegorias, que farão parte do desfile da escola no dia 30 abril, a direção da azul e branco, vai realizar neste sábado, super feijoada com vasta programação artística/cultural. “Destacamos o espetáculo de dança tribal, que será apresentado pelo grupo Mayaku Payakam do boi bumbá Estrela de Fogo, Rainha da Bateria Treme Terra Jack Dalia além da apresentação da Dulce Silva 1º destaque da escola e da ala de passistas, isso tudo ao som da trupe de show da São João Batista que conta com a equipe do carro de som formada por: Banana Split. Thiago, Silvinho e Cris e da bateria Treme Terra comandada pelo Mestre Silfarney. O show especial será com a Porta Bandeira Terezinha e o Mestre Sala João.

O presidente Pai Beto informa que o grupo ABADA CAPOEIRA comandado pelo Mestre Igor fará apresentação na pracinha em frente ao Salve Jorge. “Estamos trabalhando para proporcionar aos nossos admiradores uma linda festa” disse Alberto Rodrigues – Pai Beto


Samba Autoral em homenagem ao seu Calixto - Gente de Opinião
 

Enredo

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista vai apresentar em seu desfile, marcado para acontecer no dia 30 de abril, o enredo “Manelão – O General da Folia – O Rei da Alegria” uma pesquisa de Silvio M. Santos desenvolvida pelo presidente e carnavalescos Alberto Rodrigues o Pai Beto e samba da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro. “Vamos contar a história daquele que foi e é o nosso maior carnavalesco, Manelão o criador da Banda do Vai Quem Quer”, finalizou Pai Beto.

Samba Autoral em homenagem ao seu Calixto - Gente de Opinião

Serviço

O que - Feijoada da São João Batista

Dia – 1º de abril

Local - Associação Salve Jorge – VilaTupi

Hora – A partir das 11 horas

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)