Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Esmeraldo Farias

São José, homem honrado


São José, homem honrado - Gente de Opinião

Dia 19 de março, celebramos S. José. Muitas pessoas trazem este nome que significa “Deus acrescente”.

Por que retomar a história de José, esposo de Maria? O que a Bíblia nos diz sobre ele? O que há de significativo na vida desse homem? A partir da vida de José, o que a Palavra de Deus nos diz no tempo de hoje? E o que podemos dizer a Deus a partir dessa história?

Vivemos na sociedade, denominada pós-moderna, que, com sua cultura, exerce muita influência na vida das pessoas hoje, especialmente na vida de cada jovem. Podemos caracterizar essa cultura com os seguintes traços:

a)      Provisoriedade. Não há valores duradouros.

b)      Relativismo. A experiência de cada pessoa se torna o decisivo, não importando o que pensa ou o que orientam a família, a Igreja, outras instituições ou os mais velhos...

c)      O indivíduo no centro – quer dizer que tudo deve estar voltado para a pessoa, sem importar o que propõem a família, a comunidade, os outros. Cada um tenta construir o seu próprio mundo.

d)     Emotividade que passa a ter certa primazia e não mais tanto a razão;

e)      Experiência de intensidade (o sentimento precisa ser intenso, forte e imediato).

f)       Descartável– o que satisfaz a pessoa hoje pode não satisfazer amanhã. O que importa para a pessoa é a satisfação do seu desejo aqui e agora.

g)      O avanço técnico rápido ganha o mundo enão só questiona, mas visa ocupar o lugar de Deus.

Essa mesma cultura, por outro lado, nos ajuda a dar mais atenção à pessoa, à proximidade para com as pessoas e ao afetivo. Muitas vezes, até em nossos grupos de trabalho profissional, escolas de ensino fundamental, médio ou de nível universitário, grupos bíblicos, pastorais e movimentos nos detemos nas reflexões e nos esquecemos da importância da visita à casa de uma pessoa, de perguntar como vai, de dar os parabéns no dia do seu aniversário, de valorizar aquilo que realizou de bom...

Retomar a história de José nos faz colocar-nos diante da cultura pós-moderna, questioná-la e encontrar luzes para a nossa vida e missão.

O que a Bíblia nos diz sobre esse homem? Que era descendente de Jacó (Mt 1,16) e de Davi (Mt 1,20); um artesão (carpinteiro) (Mt, 13,55); estava para se casar com Maria (Mt 1,18). Quando José percebe que sua noiva está grávida, ele que era um homem honrado e não queria difamar Maria, decidiu deixá-la sem que ninguém o soubesse. José não compreendia o que tinha acontecido com sua noiva. Então,  um anjo de Deus apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de acolher Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem tu chamarás Jesus porque ele salvará o seu povo de seus pecados. (cf. Mt 1,19-21).

Diante da Palavra de Deus através do anjo, José refletiu sobre sua decisão, certamente, se perguntando: o que Deus quer me dizer com isso? Qual é mesmo a vontade de Deus através de mim? Diante desse grande desafio, ele poderia muito bem dizer: já tomei minha decisão e não tenho mais nada a fazer! Mas, a graça de Deus toca o coração de José que passa a pensar não só em sim, mas especialmente em Maria e no menino que está para nascer e que deverá receber o nome de Emanuel (que quer dizer Deus está conosco), conforme já tinha anunciado o profeta Isaías (Is 7,14). José considera o plano de Deus, a vontade de Deus e obedece à voz de sua consciência: “fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado, e acolheu sua esposa” (Mt 1,24). Em razão do recenseamento ordenado pelo imperador, ele acompanha Maria na viagem para Belém. Ali, na periferia daquela cidade, nasceu o menino Jesus que foi enrolado em panos e deitado numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. (cf. Lc 2,1-7).

Diante da perseguição de Herodes, com Maria e o menino Jesus, José foge para o Egito, numa longa viagem. Passado algum tempo, é orientado por Deus para retornar a Nazaré.

O que há de significativo na vida de José? Primeiro um homem de Deus, que escuta sua palavra, e que aprende a discernir os sinais de Deus em meio às dificuldades da sua família e do seu tempo. Pessoa que descobre Deus agindo em sua vida, na certeza de que ele envia o seu Filho ao mundo para salvar a vida das pessoas e do mundo. Era um homem honrado no sentido de que não se coloca como centro e não pensa somente em si. Ele se pergunta: o que o Senhor quer de mim? Para José, a vida e a família tem um sentido muito profundo e duradouro. Por ser um homem honrado, ele quer cumprir sua palavra, seu compromisso a partir da voz de Deus; mesmo podendo imaginar os sofrimentos, dificuldades e desafios que iria enfrentar. José faz experiência da presença de Deus em sua vida e família e está convencido de que a inciativa vem sempre de Deus. Aos poucos, ele compreende que Deus está cumprindo a promessa de salvar vida do seu povo por meio do seu Filho Jesus Cristo.

O que a Palavra de Deus nos diz para o tempo de hoje com a história de S. José? Que, em todo tempo e lugar, há homens e mulheres que sabem escutar a voz de Deus, que são tementes a Deus e estão dispostos a realizar a missão recebida de Deus mesmo tendo de enfrentar críticas e oposições da sociedade. Vivendo numa sociedade do provisório, do relativismo, do descartável, do individualismo e do querer satisfazer os desejos no aqui e agora, o exemplo de S. José questiona muito nossa sociedade e nos propõe acolher e assumir o chamado de Deus para que possamos  seguir Jesus Cristo como compromisso duradouro. O jovem José nos faz perguntar-nos: qual é o chamado de Deus em minha vida? O que ele quer de mim em minha vida profissional, familiar e de participação na vida da comunidade? Estou sendo uma pessoa honrada a exemplo de José?: honrado na família, no trabalho profissional, na comunidade e por onde ando? Diante do sofrimento de centenas e centenas de pessoas desabrigadas, o que José faria? E o que eu estou fazendo como gesto de solidariedade para aliviar os sofrimentos de tanta gente?

Convido você para que possa recitar esta pequena oração:  Senhor, enviastes o vosso Filho Jesus que nasceu da Virgem Maria. Quisestes chamar José para que assumisse o papel de pai junto ao vosso Filho amado. Fazei, Senhor, que a exemplo de São José e por sua intercessão possamos descobrir sempre a ação do vosso Espírito Santo em nossa vida e na vida das outras pessoas, especialmente dos que estão mais sofrendo nesse momento. Dai-nos, Senhor, a graça de realizarmos sempre a vossa vontade. Amém. 

D. Esmeraldo Farias.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um planta, outro rega

Um planta, outro rega

Dom Esmeraldo Barreto de Farias   Um planta, outro rega. “O importante é aquele que faz crescer: Deus”. (1Cor 3,7). S. Paulo, escrevendo à comunidade

Papa Francisco transfere dom Esmeraldo Barreto para São Luís (MA)

Papa Francisco transfere dom Esmeraldo Barreto para São Luís (MA)

Na manhã desta quarta-feira, 18 de março,  o papa Francisco nomeou dom Esmeraldo Barreto de Farias como bispo auxiliar de São Luís (MA), transferindo-

Dom Esmeraldo convida para as celebrações da 4ª feira de cinzas

Dom Esmeraldo convida para as celebrações da 4ª feira de cinzas

 Durante entrevista na TV Rondônia, o Arcebispo de Bispo de Porto Velho  Dom Esmeraldo convida a população para as celebrações da 4ª feira de cinzas

Pensando o Brasil: Desafios diante das Eleições 2014

Pensando o Brasil: Desafios diante das Eleições 2014

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua assembleia geral de maio 2014, como tem feito em anos anteriores, publicou   algumas consid

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)