Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Sebrae apoia empresário de Cacoal em evento internacional


 Sebrae apoia empresário de Cacoal em evento internacional - Gente de Opinião

O Sebrae em Rondônia está apoiando a participação de empreendedores no Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação – Sirha São Paulo, que acontece de 14 a 16 de março na capital paulista. Entre eles, do jovem empresário Lucas Borghi, de Cacoal. O evento é presidido pelo renomado chefe de cozinha Claude Troisgros e acontece em seis países diferentes, incluindo o Brasil. Sua proposta é apresentar novos conceitos, tendências , possibilidades e experiências para toda cadeia produtiva da indústria gastronômica e, para isso, conta com grandes profissionais da alta gastronomia, verdadeiras referências formadoras de opinião, uma grande oportunidade para introduzir novos sabores nos mais disputados cardápios profissionais do país.

Com apenas 22 anos, Lucas administra o negócio da família, que atua na área do café, com beneficiamento, industrialização do grão torrado e moído e ainda possuem uma marca própria do produto pronto para consumo, chamado de Nova Era, nome que remete a um momento vivido pela família. Ele conta que o pai chegou em Rondônia com apenas 14 anos, quando o avô recebeu algumas terras na área rural. Iniciaram as plantações de café, com a ajuda dos filhos no manejo dos grãos. Com o tempo e as dificuldades enfrentadas para a comercialização da produção, que era feita somente no Paraná, perceberam a necessidade de abrir uma máquina de café em Cacoal, tornando a família pioneira na atividade.

Cresce a procura pela prestação dos serviços oferecidos pela empresa, como os de beneficiamento, secagem, compra e venda do grão. Porém, após 42 anos de parceria, os irmãos que tocavam a empresa romperam a sociedade, e foi então que o pai de Lucas decidiu continuar o negócio por conta própria. Mas como nem tudo ocorreu como o planejado, após ficar sozinho com o empreendimento, o pai adoeceu, a ponto de não conseguir administrar a empresa de café. “Quando meu pai adoeceu eu tinha 16 anos, minha irmã, que é mais velha, estava cursando faculdade fora do estado, então só tinha eu por perto. Como desde que nasci acompanhava o trabalho dele e já entendia um pouco sobre o café, decidi assumir a administração da empresa”, contou Lucas.

Sebrae apoia empresário de Cacoal em evento internacional - Gente de Opinião

Aperfeiçoamento

Além de empreendedor, Lucas decidiu aperfeiçoar o que já sabia, realizou vários cursos na área do café e hoje é um dos poucos especialistas em todo o Brasil. Com a qualificação, o jovem já foi convidado para prestar consultorias em indústrias, grandes fazendas e até visitar outros países, como a Coreia do Sul. Visionário, decidiu se arriscar um pouco mais e, em 2015, se deu conta de que sua empresa também precisava de uma marca própria de café. Foi quando lançaram no mercado o Café Nova Era, disponibilizado em três tipos: tradicional, extraforte e especial. “Me dei conta de que nossa empresa entregava o produto pronto para indústrias, mas não tínhamos uma marca própria. Além disso, a venda do café pronto para o consumo era uma boa opção de comercialização nos períodos fracos de produção do grão”, disse Lucas.

A empreitada deu tão certo que hoje o Café Nova Era pode ser encontrado em 32 municípios de Rondônia, além dos estados do Amazonas e do Acre. Em fevereiro, a empresa recebeu uma comitiva de empresários da Coréia do Sul, potencial mercado que se vislumbra num futuro próximo.

Com a expansão do negócio, Lucas precisou de ajuda e, como o empreendimento sempre foi familiar, a irmã formada em veterinária se sentiu motivada a abandonar a profissão para se dedicar à empresa. Maria Gabrielly Borghi é responsável pela parte financeira da Nova Era. “Deixei meu trabalho de veterinária para fazer parte do crescimento da empresa. Achamos mais interessante que alguém da família estivesse cuidando do financeiro de uma empresa que estava expandindo”, disse Gabrielly. O Café Nova Era já emprega 16 colaboradores diretamente.

Aparecido Rodrigues é um dos funcionários mais antigos da empresa. Ele exerce a função de motorista há cinco anos. Satisfeito com o trabalho, afirma que não se vê exercendo outra atividade: “Minha família é produtora de café, e eu sempre gostei de trabalhar na lavoura. Quando fui chamado para trabalhar na Nova Era, me identifiquei bastante. Já até tentei trabalhar em outras áreas, mas não fui feliz na função. Acredito que temos que fazer aquilo que gostamos, pois dessa forma o trabalho rende mais e é feito com qualidade”, disse o homem.

Participação na Feira Internacional

Com toda essa bagagem, Lucas embarca para São Paulo no dia 13 de março para participar do Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação – Sirha São Paulo, que acontece de 14 a 16 de março. Lucas conta que já participou de vários eventos relacionados ao café, inclusive com o apoio fundamental do Sebrae, está animado, porém essa será sua primeira vez como expositor de uma feira voltada para o segmento, apresentando o próprio produto. Ele acredita que será uma oportunidade de fechar novos negócios, além de divulgar o produto.

“A oportunidade é muito boa, um evento com um grande potencial comprador, pois o café, além de fazer parte da cesta básica, ainda é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Porém a água é necessidade, já o café é desejo. Então estou com grande expectativa, pois nosso produto tem capacidade para concorrer com outros no mercado e os visitantes dessa feira poderão conferir isso”, garantiu Lucas.

O Sebrae vem fazendo um importante trabalho para apoiar o setor produtivo do café em Rondônia. Diversas ações vêm sendo executadas ao longo de dois anos de atuação do Projeto de Cafeicultura: seminários, orientações, consultorias, visitas técnicas e participação em grandes eventos, tem ajudado Rondônia a conquistar grandes resultados em nível nacional.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando, sebrae.ro. Para mais informações, envie mensagem pelo WhatsApp para o número (69) 98130-5656, ou fale com a Central de Atendimento pelo 0800 570 0800.

 Fonte: Dayan Cavalcante Saldanha

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)