Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Sebrae de Rondônia encerra seminário rural em Primavera


 
Foram três dias de aprendizados através de palestras e oficinas com temas diretamente ligados ao agronegócio da região. A iniciativa reuniu produtores rurais, agricultores e demais interessados em adquirir conhecimento para implementar novas práticas na produção agropecuária. As atividades aconteceram na Avenida Jânio Quadros, ao lado do Estádio Lúcio Nardo, no município de Primavera, nos dias 3, 4 e 5 de agosto.

De acordo com Thuylla Ribeiro, Analista Técnica do Sebrae de Pimenta Bueno, o objetivo foi alcançado, pois os produtores vieram, adquiriram conhecimento e sanaram todas as dúvidas, “essa é uma forma que o Sebrae tem de atuar nos municípios em prol dos produtores rurais”.

Aproximadamente 100 pessoas por dia compareceram ao seminário durante toda a programação. O evento é uma realização do Sebrae em conjunto com a Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder), através do Convênio 44/PGE/2016 e com a parceria da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Emater, Sicoob, Idaron, Seagri, Detran e Basa.

As palestras e oficinas que compõem esse seminário têm o objetivo de buscar melhorias na produtividade, proporcionando melhor desempenho aos produtores e suas famílias, além de dar visibilidade ao município.

“É a oportunidade que o município teve de mostrar seu potencial, ter mais acesso a informação, novas técnicas de plantio, mecanização, entre outros, e qualificar o produtor para que ele possa crescer”, destacou Eduardo Bertolini, prefeito de Primavera de Rondônia.

Para Alnex Groner, gerente regional da Emater, essa parceria é uma união que fortalece o que cada um tem de melhor. “Isso traz resultados grandes e é interessante para nós da Emater, do Governo de Rondônia e do Sebrae, porque trabalhamos em prol de uma agricultura que seja forte, inovadora, que tenha informação, tecnologia e ferramentas que facilitem a vida no campo e traga melhores resultados, tanto financeiros como de satisfação pessoal, e mais prazer em estar fazendo e desenvolvendo a agricultura no estado”.

O médico veterinário Genaldo Júnior ressalta que “as oficina está muito ligada à gestão no campo e à propriedade rural, pois ela ensina o produtor a lidar melhor com o seu dinheiro, com sua produção, a conhecer o custo, o quanto vale, por quanto vender e também ajuda a dar uma noção de como gerir sua propriedade de forma melhor”. Era exatamente o que precisava aprender o presidente da Associação de Produtores Rurais de Querência do Norte, Idevaldo de Oliveira, “este seminário foi uma aprendizagem muito boa, estou participando de várias atividades. Nós achávamos que sabíamos cuidar de tudo e agora vemos como realmente se faz para ter resultados melhores, porque antes vendíamos, mas não sabíamos como fazer crescer a agricultura familiar. Porque agricultura familiar é essa aqui, plantar, produzir e colher com dignidade, saber para quem você vende”.

Rozalina Albano tem 60 anos, é agricultora, costureira e doceira, veio participar das atividades do seminário a fim de aprender e aperfeiçoar mais seus negócios. Ela conta que não sabia o que entrava e saía na contabilidade de seus produtos. “Eu sempre fiz doces e não tinha conhecimento do que eu gastava, então isso, para mim, é muito importante, é um aprendizado que vou levar para o resto da vida”.

Fique por dentro da atuação do Sebrae, acessando sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.

Fonte: Dayan  Saldanha

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)