Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Sec. de Trump considera 'afronta' não questionar neonazistas



Da Agência EFE

O secretário de Assuntos dos Veteranos dos Estados Unidos, David Shulkin, considerou hoje (17) uma "afronta" aos ex-combatentes americanos o fato de não se questionar os neonazistas.

Shulkin, que é judeu, disse em uma entrevista em Nova Jersey que os grupos de extrema-direita que se reuniram no sábado em Charlottesville (Virgínia) representam uma "afronta aos ideais americanos".

"É uma afronta aos veteranos do nosso país que se permita não questionar os nazistas e supremacistas brancos. E sou definitivamente contrário a esses grupos", disse Shulkin.

O secretário é dos poucos titulares do governo Trump que falaram sobre o ocorrido em Charlottesville, onde um neonazista avançou com seu automóvel contra uma manifestação antirracista, matou uma mulher e feriu outras 20 pessoas.

Trump culpou os "dois lados" pelos incidentes na Virgínia, um posicionamento muito criticado no país, inclusive por líderes republicanos. O mais contundente do governo foi o procurador-geral Jeff Sessions, que qualificou o atropelamento de um ato "diabólico" de terrorismo doméstico.

Centenas de pessoas participaram na noite de ontem em Charlottesville de uma vigília com velas em rejeição à violência da extrema-direita e em memória de Heather Heyer, a mulher assassinada pelo neonazista.

Ex-diretor da CIA vê "dano profundo" aos EUA

O ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA, sigla em inglês) dos Estados Unidos, John Brennan, que ocupou o cargo durante o segundo mandato de Barack Obama (2013-2017), disse hoje que, com as suas "convicções", o presidente Donald Trump causará um "dano profundo" à sociedade americana e à posição do país no mundo.

Brennan se posicionou assim em relação à resposta de Trump para o ocorrido em Charlottesville (Virgínia), onde um neonazista avançou com seu carro contra uma manifestação antirracista, matando uma mulher e ferindo em torno de 20 pessoas. O presidente culpou os "dois lados" pelos incidentes.

"As palavras de Trump e as convicções que elas refletem são uma desgraça nacional e todos os americanos de consciência têm que repudiar esses comentários horríveis e perigosos", disse Brennan em uma carta dirigida ao apresentador da emissora CNN, Wolf Blitzer, que nasceu na Alemanha.

"Se lhe for permitido seguir por este caminho sem sentido, Trump causará danos profundos à sociedade americana e à nossa reputação no mundo. Com suas palavras e ações, Trump põe em grave risco a segurança nacional e nosso futuro coletivo", finalizou Brennan.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

A recente comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o conflito entre Israel e Hamas e o Holocausto gerou fortes reações, tant

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Considerada um dos destaques do Novo PAC para a região Norte, a ponte rodoviária que fará a ligação entre Brasil e Bolívia, pela BR-425/RO, está c

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Considerado o principal evento internacional para cidades, o Smart City Expo World Congress 2023 acontece na primeira quinzena de novembro em Barcel

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar re

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)