Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Sem cobrança, a coisa não anda - Por José Carlos Sá


Por José Carlos Sá
Blog Banzeiros

Desde o início deste mês de agosto, como acontece todo ano, a vazante do rio Madeira e afluentes dificulta a travessia da prosaica balsa do Abunã. O governador do Acre, Tião Viana, solicitou ao governador de Rondônia que assinasse um decreto declarando “situação de emergência” para que viesse ajuda federal (o rio Madeira é considerado um rio nacional, por delimitar fronteira internacional). Prontamente o governador Confúcio Moura atendeu o colega, assinando o decreto 22.93, dia 14 de agosto.

Sem cobrança, a coisa não anda - Por José Carlos Sá - Gente de Opinião


Reportagem do OPINIÃOTV
com o jornalista Léo Ladeia e Luiz Carlos Ribeiro, em 2010

E de lá para cá nada mudou. O decreto é a penas o primeiro passo. Depois disso outras providências devem ser tomadas junto ao Ministério da Integração Nacional. Até onde eu soube, depois do decreto nada avançou.

É bom lembrar que a dificuldade em atravessar o rio Madeira não prejudica apenas os acreanos, que podem ficar desabastecidos de alimentos e combustíveis. Nós temos um faixa de 161 quilômetros entre a Vila de Abunã e a divisa com o Acre e esse território ainda pertence a Rondônia e faz parte de Porto Velho, cujas autoridades municipais não se manifestaram em defesa aos moradores de Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia.

Abaixo, fotos da travessia da balsa em 2010, feitas pelo amigo Juliano Albano, que na época trabalhava no Diário da Amazônia e saiu aqui no Banzeiros:

Gente de Opinião

O fenômeno repete todos os anos. Previsível como a morte (Foto Juliano Albano/2010)

Gente de Opinião

Apesar de saberem que a vazante vai acontecer, ninguém toma providências prévias (Foto Juliano Albano/2010)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)