Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa orienta pais sobre importância da vacina contra HPV



A divisão de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, tem registrado baixa adesão de meninos na campanha de vacinação contra o HPV. O Ministério da saúde incluiu os meninos de 11 a 14 anos para receber as vacinas, mas os pais não tem procurado os postos de saúde. A falta de informação é a principal causa apontada pela gerente da divisão, Elizeth Gomes.

“A mobilização está sendo feita pelo ministério da saúde com foco na sensibilização dos pais para alertar sobre a importância e eficácia da vacina. Por isso a faixa etária de 2018 foi ampliada de 11 a 14 anos para meninos. A vacina nas meninas previne o câncer de cólo uterino e nos meninos o câncer de pênis, de ânus, boca e laringe, e o HPV porque o homem é quem transmite o vírus para a mulher. Tem escola que recebemos a relação de duzentos alunos para serem vacinados, quando chegamos lá apenas trinta tem autorização dos pais.” Esclareceu Elizeth Gomes.

Nesta primeira etapa a campanha acontece nos postos de saúde e em um segundo momento as equipes de imunização da (Semusa), através do programa saúde na escola, farão visitas programadas nas escolas para vacinação.

O HPV(Papiloma Vírus Humano) é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. Causa além do câncer de colo de útero, verrugas genitais e anais e neoplasias. Este tipo de câncer é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por isso, os pais devem ficar atentos a fim de conscientizar e prevenir a doença através da vacina em meninos e meninas. A vacinação acontece todos os dias em todos as unidades básicas de saúde durante todo o ano, a exceção é o posto Maurício Bustani que as segundas, quartas e sextas no período da manhã realiza a vacinação da BCG.

Além do HPV também acontece também está ampliada a faixa etária de vacinação cotra a meningite esse ano de 11 a 14 anos. A meningite é tão importante quanto a HPV, pois é uma doença respiratória grave que pode levar a complicações e as vezes ate a óbito além de consequências neurológicas.

Pentavalente

A secretaria municipal de saúde informa aos pais que a vacina pentavalente que estava em falta já foi abastecida em todas as unidades de saúde da rede. Os pais que deixaram de vacinar podem procurar o posto mais próximo para fazer a imunização munidos do cartão de vacina da criança. A pentavalente imuniza os bebês contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.

Fonte : Semusa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

O primeiro transplante ósseo da região Norte foi realizado nesta quarta-feira (17), em Rondônia, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com objetivo

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

A 2ª edição do Passeio Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, v

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Com o objetivo de atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos, para correções de falhas de consolidações por traumas, o Govern

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)