Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa promove ação sobre Dia de Prevenção à Hipertensão


 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Programas Especiais e coordenações do programa Hipercardia, realizará nesta quarta-feira (26), um momento de conscientização, sob o tema: “Hipertensão, cuide do seu coração para viver com menos pressão”.

A ação acontecerá na Unidade de Saúde da Família do Nova Floresta, das 8h às 11h, cujo objetivo é alertar e aumentar a conscientização acerca da necessidade de mudança no estilo de vida. Nesse sentido, a adesão à prática de atividades físicas é uma das principais formas de contribuir para a prevenção, rastreamento e tratamento da hipertensão arterial.

Durante a ação serão oferecidas aferição de pressão, verificação de glicemia, testes rápidos, palestras e panfletagem educativas e atividades laboral com educadores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e acadêmicos de enfermagem da Faculdade Uniron, Faro e representantes da Liga acadêmica.

Segundo dados coletados no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), atualmente o município de Porto Velho tem em média 7.896 hipertensos usuários de medicamentos cadastrados e 7.559 acompanhados nas Unidades de Saúde da Família.

Quanto mais precocemente for detectada, maiores serão as chances de tratamento e assim evitar as complicações da doença. Portanto, promover ações de estímulo a hábitos saudáveis de vida é a melhor solução. O alerta vem evidenciar à população a importância de deixar o sedentarismo de lado, reduzir a quantidade de sal na alimentação, com orientação e avaliação de um nutricionista e a aderir a prática de atividade física, com avaliação médica, programada e rotineira e assim aumentar a sua expectativa de vida que são tão importantes quanto o tratamento medicamentoso.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

O primeiro transplante ósseo da região Norte foi realizado nesta quarta-feira (17), em Rondônia, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com objetivo

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

A 2ª edição do Passeio Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, v

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Com o objetivo de atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos, para correções de falhas de consolidações por traumas, o Govern

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)