Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Ser bonito é um direito de todos - Por Confúcio Moura


Gente de Opinião
Nem se compara, que as mulheres, de longe, ganham dos homens no quesito elegância, estética e beleza. Basta ver quando se chama uma mulher para sair, assim, de repente. Ela sempre diz – espere um pouquinho, deixe-me pelo menos passar um batom. Homem, não. Chega até sair à porta da rua abotoando a camisa, quando não, os botões da braguilha. Já vi camarada sair com sapatos diferentes.

Lá em Ariquemes, o Alano, por muitos anos foi um homem que, por toda vida, cultivou a elegância fina. Pintava cabelo e bigode. Ele mesmo lavava e engomava sua roupa de sair. Cabelo rigorosamente aparado e penteado. Perfumado. Era excessivamente cuidadoso com a aparência. Teve até seguidores, um deles foi o Orlando da Belmira.

Gente de OpiniãoHoje em dia, a estética entrou em cheio na vida do homem, salões especiais, massagens, cirurgia plástica, esfoliação com ácidos, botox e preenchimentos, cortes finos dos cabelos, cremes e mais cremes. Elegância finíssima. Chama a este homem de metrossexual, carregando a tralha de beleza numa bolsa conhecida como “necessaire”.

Gente de OpiniãoEu me lembro do Nico Panca, anos sessenta, em Dianópolis, ele já se carregava de cuidados especiais na aparência, ferindo de morte os conterrâneos, sertanejos comuns, descuidados pelo atraso natural. Nico, de jeito nenhum, era um metrossexual, quando não se pensava e nem se falava nisto. Ele era, pancoso!

Há uma revolução na estética e na beleza. O furor da cirurgia plástica, da dermatologia, incrivelmente fascinante. Junto com a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, com certeza, dá para chegar aos setenta anos, com cara de quarenta e cinco. De certa forma, cuidar-se bem, quando se pode gastar e no limite do impossível, faz com que a beleza possa ser construída e a feiura amenizada. Mas, sem exageros, dá para ser elegante dentro do seu próprio orçamento.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)