Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seria o começo do fim? Consórcio SIM demite 35 trabalhadores do transporte coletivo...


  Seria o começo do fim? Consórcio SIM demite 35 trabalhadores do transporte coletivo... - Gente de Opinião

Por Itamar Ferreira*

Com pouco mais de uma semana de atividade do chamado “táxi-compartilhado”, as primeiras consequências negativas para o sistema de transporte da Capital já se fazem sentir: houve uma redução significativa no número de passageiros nos ônibus em relação ao que seria esperado para o mês de dezembro.

Como “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco”, as primeiras vítimas dessa nova realidade no transporte de passageiros da capital foram 35 famílias que agora passam a engrossar a fila dos desempregados. Foram sumariamente demitidos, pelo menos estas são as informações iniciais obtidas pelo Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano (SITETUPERON)

O Sindicato já está realizando um trabalho de conscientização e mobilização da categoria e promete reagir com paralizações e protestos a qualquer nova demissão.

Enquanto isso o prefeito Hildon Chaves e a Secretária Municipal de Transporte e Trânsito (SEMTRAN) vêm agindo com notória irresponsabilidade, pois além de prevaricarem por não combater o transporte clandestino, como os de aplicativos e piratas, ainda incentivam abertamente a atividade não regularizada. Segundo se sabe, a SEMTRAN teria conseguido a façanha de não aplicar uma única multa em clandestinos em 2017.

Hildon Chaves ainda não se deu conta, mas a desregulamentação do transporte público da Capital, que poderá levar literalmente à falência o transporte coletivo, o táxi e o mototáxi, será a sua “herança maldita” e a ‘grande marca’ de sua gestão.

Por outro lado, a maioria dos vereadores ainda não se atentou à gravidade da situação e estão mais preocupados com aplausos fáceis do que em discutir seriamente a grave situação que ameaça o transporte público regularizado da Capital.

A Câmara de Vereadores de Porto Velho ainda poderá fazer a diferença, intermediando um necessário e amplo debate entre todos os segmentos do transporte regularizado, transporte coletivo, táxi, mototáxi, além de rodoviários, com as autoridades municipais e estaduais, visando encontrar alternativas que preserve todos os serviços regularizados.

O governo do Estado, também, precisa ser chamado a dar sua contribuição para preservar o sistema de transporte coletivo, pois Porto Velho é uma das poucas capitais do Brasil que não concede qualquer isenção para fortalecer este sistema público de transporte, coo isenção de operações internas de Diesel e IPVA.

A conclusão é simples: se o prefeito e a SEMTRAN continuarem com suas omissões institucionais, os vereadores não intermediarem um amplo debate e o governo do Estado não praticar as mesmas isenções existentes em outros estados, trata-se se realmente do “começo do fim”.

* Itamar Ferreira é bancário, sindicalista, advogado, formado em administração de empresas e pós-graduado em metodologia do ensino, pela UNIR e ex-secretário da SEMTRAN.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)