Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Serviços da Caerd são debatidos em Audiência na ALE


O deputado Jesuino Boabaid (PMN) realizou uma Audiência de Instrução Legislativa na tarde de quarta-feira (12) para discutir com os órgãos responsáveis o serviço de recapeamento do asfalto após os serviços prestados pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd).

“O objetivo deste encontro [e chegar a um consenso entre a empresa, o Estado e o município de Porto Velho quanto aos prazos para tampar as valas feitas pela Caerd e a entrega de outros serviços”, afirmou o parlamentar.

O diretor Comercial da Caerd, Fábrício Ferreira esteve presente como representante da companhia e ressaltou que é importante, antes de tudo, esclarecer quais são os serviços que competem a empresa. “A Caerd tem sido alvo frequente de cobranças que não são de sua competência. Tem algumas responsabilidades e cobranças que são comuns para a população imputar a nós”.

Estiveram também os representantes dos consórcios que realizam os trabalhos para Caerd. De acordo com Paulo Henrique, engenheiro de uma das empresas o período solicitado pelas administrações para recomposição do asfalto é pouco. “Os órgãos têm nos obrigado a fazer as recomposições com menos de 30 dias. Para que não tenha falhas na reconstrução precisamos de 30 a 45 dias para recompor por conta das valas”.

Quando Boabaid questionou sobre o contrato feito com a Companhia de Águas e Esgotos, os empresários afirmaram que não há um tempo especificado para esse serviço, apenas deixa claro que eles precisam realizar a recuperação. Paulo comentou também que, desde julho, já foi feita recomposição de cerca de 3 mil metros quadrados de asfalto.

Paulo afirmou que a maior dificuldade da empresa de entregar o trabalho em tempo hábil é a falta de pagamento pela Caixa Econômica Federal, que financia essas obras sendo realizadas pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). “Temos capacidade e maquinário, mas não é possível isso sem saber quando iremos receber por esse serviço, é inviável para a empresa realizar as obras sem recursos e a Caixa não paga há um ano”.

O secretário de Obras de Porto Velho, Tiago Beber, ressaltou que a maior dificuldade hoje com os serviços da empresa é o tempo para fechar as valas feitas para as obras. "O problema é quando passam os 45 dias, fica até 80 dias aberto sem ninguém fazer nada".

Rainey José Viana, fiscal de posturas do município, afirmou que a empresa já sabia das dificuldades que poderiam passar e também das normas técnicas. “O nosso problema é aquela vala, se mal feita, voltar a abrir, porque aí quem terá que fazer o serviço é a prefeitura”. Segundo ele, isso ocorreu diversas vezes com outras empresas prestadoras de serviço no passado.

O engenheiro civil Wilton Ferreira, representando a presidente da Caerd, Iacira Azamor, afirmou que o prazo dado pelos técnicos é bom, o que não se pode fazer é deixar passar desse prazo. Ele lembrou também que é essencial uma pressa nas obras, levando em consideração o período de inverno que chega nos próximos meses na região.

“O que o colega falou do prazo de 45 dias é de boa, mas cobrar é bom. É importante priorizar as valas que estão em aberto, mas acredito que podemos chegar a um consenso entre todos os órgãos”, afirmou.

Jesuíno solicitou aos órgãos competentes que realizem, dentro de 15 dias, um contrato de cooperação entre a Caerd, o Estado e demais autoridades e afirmou que será encaminhado um ofício a Caixa Econômica para receber informações quanto ao pagamento das empresas. “Acredito que com cooperação tudo irá se resolver. Queremos que as empresas mantenham o prazo da planilha enviada a superintendência do PAC e da prefeitura e que deem prioridade ao fechamento de valas já abertas”.

ALE/RO - DECOM - Isabela Gomes
Foto: José Hilde

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)