Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sesc promove atividade cultural em escolas - Por Zekatraca


 
Contar história é uma das formas mais antiga de transmitir vivência, é uma habilidade que vem antes mesmo da escrita. Há muito tempo atrás, as pessoas se reuniam para ouvir contos que eram passados de geração a geração, com o objetivo de compartilhar conhecimentos. Hoje, devido ao mundo acelerado, a prática raramente acontece. Como forma de resgatar a arte de contar histórias e possibilitar um convívio coletivo em um momento de lazer eSesc promove atividade cultural em escolas - Por Zekatraca - Gente de Opinião aprendizado, cinco escolas públicas de Porto Velho, receberão o contador Bruno Selleri, através do Sesc, no período de 15 a 19 de maio, que promoverá uma roda de histórias com muita música.

As escolas que receberão o projeto Cultura na Escola serão: Escola Municipal Cor de Jambo no dia (15/05), Escola Municipal Maria Izaura (16/05), Escola Municipal Ely Bezerra (17/05), Escola Municipal Tucumã (18/05) e Escola Flor de Laranjeira (19/05).

Nesta edição de maio, serão trabalhados quatro livros, o primeiro será “Onde a onça bebe água” da escritora Veronica Stigger, que mostra o ponto de vista de cada pessoa com relação ao mundo, “O gigante egoísta” uma obra clássica de Oscar Wilde, que retrata uma história de homem que se sente só por causa de seu egoísmo, outro conto abordado é “O inimigo” dos autores Davide Cali e Serge Bloch, a história traz às crianças o espírito crítico e as instiga a conscientizar-se sobre a importância do respeito aos direitos humanos. É um livro de grande sensibilidade, que propõem um momento de reflexão e por último, uma obra de Stephen Michael King, “O homem que amava caixa” que fala de maneira simples e bonita sobre o relacionamento entre pai e filho. Também como parte da programação do projeto “Cultura na escola” a exposição de Xilogravura – Lirismo Gravado da Artista Yolanda Carvalho, que ficará montada no pátio das escolas.


Lenha na Fogueira
 

Segundo o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes, no próximo dia 3 de junho, vai acontecer o Arraial Municipal. O evento está marcado para o Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.

********

Com certeza será uma grande festa. Ocampo postou nas redes sociais, que muitas atrações estarão se apresentando, porém, a grande sacada, deverá ser a dança da quadrilha “Improviasada”, por isso, ele pede que as pessoas se vistam com roupas da época.

********

Só quero lembrar ,que não será o 1º Arraial Municipal como está sendo anunciado o evento, pois, quando o Roberto Sobrinho era prefeito o Arraial denominado Municipal aconteceu todos os anos, só que no pátio do Palácio Tancredo Neves e praça João Nicolletti.

*******

No governo do Dr. Mauro do mesmo jeito. O que pode está sendo comemorado pela equipe da Funcultural, é que ao ser montado no Calçadão Manelão o evento torna-se aberto ao público de modo geral, enquanto que aqueles da época do Roberto e Mauro eram apenas para funcionários municipais e convidados especiais.

*******

Com certeza o Arraial Municipal que vai acontecer no dia 3 de junho, vai alcançar grande sucesso. Assim esperamos. Aliás, a prefeitura municipal, deveria, transformar o evento realmente em um grande Arraial Municipal com apresentações de grupos folclóricos, bandas de forró “pé de serra” e que acontecesse pelo menos em três dias. Porém as atrações receberiam cachê.

*******

Ocampo, conte com a agente no sentido de divulgar essa festa junina. Manda a programação e os horários. Só uma pergunta:

*******

Por que o “gordinho” não coloca om show do Fala Mansa que segundo ele toca “Forró Pé de Serra” como atração do 1º Arraial Municipal?

*******

Por falar em Arraial. O Flor do Maracujá está batendo na porta. Ontem postamos neste espaço, que a Federon estava aguardando a resposta de uma grande empresa nacional, sobre patrocínio para os grupos folclóricos montarem seus temas.

*******

Quando sai do Jornal e cheguei à sede da Federon na Cidade da Cultura, encontrei a diretoria cabisbaixa, acontece, que havia chegado via e-mail a resposta da empresa, dizendo que “NO MOMENTO TORNA-SE IMPOSSÍVEL ATENDER VOSSO PEDIDO”. E ainda esclarecendo que estava sem recursos para tal fim. Será que foi tudo investido em propina, já que a dita empresa é uma das investigadas na Operação Lava Jato?

******

Como a prefeitura através do próprio prefeito Hildon Chaves informou durante café da manhã na sede da Federon, que não tem recurso para ajudar os grupos folclóricos, agora a única salvação, será se o deputado Maurão de Carvalho presidente da ALE conseguir meios legais para a casa de Leis patrocinar o evento. É a última esperança.

*******

Com o apoio do Procurador Dr. Hèverton Aguiar estivemos com o presidente da ALE e explicamos o porque da necessidade do patrocínio aos grupos folclóricos. Ele ficou de conversar com a assessoria jurídica da Casa para ver a viabilidade legal sobre a solicitação dos folcloristas.

*******

De qualquer maneira, em reunião da diretoria da Federon que aconteceu terça feira 16, ficou praticamente decidido, que com recurso ou sem recurso a Federon vai realizar o Flor do Maracujá. Hoje acontece reunião com os dirigentes dos grupos de Quadrilha para saber se eles concordam ou não, com a realização do concurso.

********

Oficialmente o Flor do Maracujá será aberto no próximo dia 26 quando a Federon vai oferecer coquetel a imprensa. Na festa será entregue a programação com a ordem de apresentação de todos os grupos. O Flor do Maracujá pela vontade da diretoria da Federon deve começar no dia 21 de junho.


TURISMO

Setur reivindica curso de guias para Rondônia

Durante reunião realizada com o Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur), o superintendente estadual de turismo, Júlio Olivar, destacou a necessidade da abertura de curso para guia de turismo no estado, tendo em vista que Rondônia só possui dois guias credenciados.

Júlio Olivar informou que o Ministério do Turismo aderiu ao Pronatec Turismo Cidadão, que consiste na oferta não financiada de cursos de formação continuada e técnico, visando investir na melhoria da qualificação dos diversos tipos de profissionais que integram ou desejam integrar a cadeia produtiva do turismo.

A Setur e o Conetur entendem que o curso de guia de turismo vai atender a uma demanda hoje reprimida no mercado de Rondônia, o que tem gerado problemas para o segmento turístico, impossibilitando uma melhor exploração comercial dos potenciais turísticos locais.

O Guia de Turismo é o responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. Atua em organizações públicas e privadas do segmento do turismo, tais como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

A Setur apresentou a demanda ao Ministério do Turismo, manifestando o interesse em aderir ao projeto e aguarda agora a aprovação do Mtur. Aproveitando a visita do ministro do Turismo, Marx Beltrão, a Porto Velho, o superintendente reforçou pessoalmente a reivindicação. O ministro assegurou que irá deliberá-la ainda no primeiro semestre.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)