Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sipam prevê chuva dentro da normalidade no Acre


 
Porto Velho  – Para os meses de agosto a outubro, a previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para Rondônia, Acre e Mato Grosso é de chuvas dentro da normalidade, só que as temperaturas deverão ficar mais elevadas.

De acordo com Boletim Climático da Amazônia as condições climáticas do próximo trimestre, em grande parte da Amazônia Legal, poderão ser influenciadas pelo aquecimento das águas superficiais na bacia tropical norte do Atlântico, assim como pelo comportamento do Pacífico Tropical onde ainda persistem águas anomalamente quentes mesmo com o resfriamento nas áreas de Niño.

O trimestre agosto, setembro e outubro de 2016 terá volumes de chuvas abaixo dos padrões climatológicos nas mesorregiões paraenses do Baixo Amazonas e Marajó e todo o estado do Amapá, acima dos padrões climatológicos em Roraima e no norte e noroeste do Amazonas, e próximos aos valores climatológicos para os demais estados da Amazônia Legal Brasileira.

Quanto às temperaturas, ficarão acima dos padrões climatológicos nas mesorregiões paraenses do Baixo Amazonas e Sudeste Paraense, Sul do Maranhão e nos estados do Amapá, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Acre e no Amazonas (com exceção da região norte e noroeste). E nas demais áreas, haverá normalidade em relação ao calor.

Rio Madeira e Rio Acre

O dois rios estão sendo acompanhados por toda a sociedade durante este período de seca: Rio Madeira em Porto Velho (RO) e Rio Acre em Rio Branco (AC). O primeiro, apresenta maior criticidade de navegação no trecho que liga a capital rondoniense a Humaitá (AM). Na bacia do Rio Acre o problema é o abastecimento de água para a população de Rio Branco. A falta de chuva nas cabeceiras desses rios, em particular nos formadores do Rio Madeira (Beni, Guaporé e Mamoré) provocou  neste início de agosto a queda acentuada do nível dos rios. Segundo projeções do Sipam, a mínima cota deve ocorrer entre os dias 14 e 25 de setembro, sendo que até lá a previsão de aporte de novas chuvas é baixa.

A  previsão de chuvas para o dia 09/08/2016 se concretizou sobre a bacia do Rio Beni e deve trazer um certo alívio no ritmo de queda dos níveis do Rio Madeira, a partir de Abunã, onde a travessia de balsa sobre o rio apresenta dificuldades.

Já no Acre, chuvas rápidas na semana devem gerar ondas de elevação de nível ao longo de todo o Rio Acre, desde Assis Brasil, propagando-se até Rio Branco e Porto Acre.

O Boletim Climático da Amazônia está disponível no seguinte link:  http://www3.sipam. gov.br/teste/boletim/16/bolcli
ma_jul16.pdf


Fonte: Evellin Rodrigues

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O cônsul geral do Japão em Manaus (AM), Masahiro Ogino visitou o Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Park, na tarde de sexta-feira

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Membros do Comitê de Crise Hídrica do Estado de Rondônia participaram de reunião realizada pelo Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assi

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicou no Diário Oficial da União (DOU), datado do dia 14 de março deste ano, a P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)