Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Só na Bença visita o Centro de Reabilitação de Rondônia


O vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Só na Bença (PMDB), visitou o Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), localizado no bairro Mariana, Zona Leste de Porto Velho.

O deputado disse ter conhecido de perto o atendimento feito pela equipe de profissionais formada por mais de 55 funcionários, sendo 30 da área da saúde. O atendimento diário chega a 300 pacientes e o diferencial, frisou Só na Bença, está na dedicação dispensada aos pacientes.

De acordo com o parlamentar, o modelo assistencial visa assegurar a prestação de serviços em caráter contínuo e eficiente, objetivando o aumento da capacidade de atendimento e a redução da espera do usuário, otimizando o fluxo e indo ao encontro às necessidades da população no que tange à reabilitação.

Segundo o diretor do Cero, o fisioterapeuta Yargo Alexandre Machado, a obra foi feita e equipada com recursos do Estado, somando um total de R$ 6 milhões. O projeto, segundo Alexandre, tem por objetivo organizar a assistência à saúde da pessoa com deficiência auditiva, física, intelectual e visual.

“Buscamos a atenção e reabilitação clínico-funcional e psicossocial do paciente, contribuindo para a melhoria de suas condições, sua integração social, a ampliação das suas potencialidades laborais e independência nas atividades da vida diária”, explicou o diretor.

O atendimento do Cero, segundo Machado, se divide em quatro áreas, auditiva, física, intelectual e visual. Os benefícios, explicou, não se limitam a habitantes periféricos ou centrais de Porto Velho. Entre os pacientes do interior, o mais distante vem de Pimenta Bueno, a 520 km da capital.

Ao todo são realizados 1,5 mil atendimentos mensais a pacientes que apresentam vários diagnósticos, como deficiência na fala, tetraplegia, vítimas de trauma raque medular, traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral, diabetes, hanseníase e, principalmente, de causas externas, como violência e acidentes automobilísticos.

Nesse último, os fisioterapeutas também incluem quedas de idosos em casa, queda de trabalhadores de andaimes e telhados, ambos com fraturas ósseas.

“Familiares dos pacientes chegam aqui para entender corretamente a realidade que ele irá enfrentar e se certificam das necessidades de adaptações em suas casas, por mais simples que sejam”, disse Machado.

Durante a visita, o deputado Só na Bença acompanhou o atendimento do jovem Juliano da Silva Pedro, morador de Pimenta Bueno. O rapaz foi vítima de acidente de moto há pouco mais de um ano.

“Hoje ele precisa conquistar sua independência e está em busca de uma cadeira de rodas motorizada, por isso veio ao Centro de Reabilitação em busca de ajuda”, relatou Só na Bença.

O deputado voltou a elogiar o atendimento do centro em relação aos pacientes e disse que tais atitudes só colaboram com a recuperação durante os tratamentos.

“Os pacientes estão em boas mãos. Aqui, profissionais especiais cuidam de pessoas especiais. Agradeço, em nome da Comissão de Saúde, a todos os profissionais e ao governador Confúcio Moura, que vê o presente sempre pensando no futuro. Prova disso é o Centro de Reabilitação de Rondônia, que realiza mais de 30 mil atendimentos por ano”, finalizou Só na Bença. (ALE/RO - DECOM - [Assessoria])

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)