Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sons de Beira abre Sesc Amazônia das Artes - Por Zekatraca


Sons de Beira abre Sesc Amazônia das Artes - Por Zekatraca - Gente de Opinião
 

Sons de Beira abre Sesc Amazônia das Artes
 

Dando início a projetos renomados do Sesc, neste sábado (29), a partir das 20h, será realizado “Sons de Beira”, um espetáculo musical percussivo construído através dos resultados de pesquisas sonoras realizadas nas vivências em ambientes beradeiros, no qual apresenta um conjunto de timbres e ritmos do cotidiano amazônico pela manipulação de objetos e instrumentos diversos, construindo paisagens sonoras que estimulam sensações peculiares a esse universo e promovem o resgate de memórias auditivas de beiras de rios com seus mitos, lendas, causos, afazeres cotidianos, ofícios e brincadeiras.

É eminente o agrego cultural, uma vez que todos os ritmos serão executados pelos experientes artistas Bira Lourenço, e Catatau Batera. Bira é percussionista, e atua como professor de percussão em projetos educacionais direcionados a alunos de escolas públicas, portadores de necessidade educacionais especiais; na formação professores e ressocialização de apenados e egressos do sistema penal; tem participações em vários registros fonográficos de compositores locais, assim como também desenvolveu vários trabalhos associados ao Teatro, em pesquisa sobre a dramaturgia sonora, na qual resultou no show “Conceito”. Dedica-se a pesquisar sonoridades peculiares de ambientes naturais e em vivências coletivas na região ribeirinha, além de estudos percussivos com água, instrumentos de barro e objetos desfuncionalizados.

Catatau é baterista, e tem a música como profissão, traz de suas origens nordestinas um arcabouço rítmico que explora profissionalmente há mais de vinte anos através da percussão e bateria. Participou de gravações de CDs em estúdio e ao vivo, com grupos de gêneros diversos, além de integrar bandas em Projetos como Mostras e Festivais de Música e de shows de compositores da região. Participou da pesquisa sonora do Projeto “Conceito”, uma iniciativa que resultou em um show homônimo realizado em 2012. A pesquisa de sonoridades em objetos e instrumentos alternativos em ambientes à beira de rios conduziu à participação no Projeto Sons de Beira.

O show faz parte das programações culturais Sesc Apresenta e projeto Sesc Amazônia das Artes, e tem notável contribuição no resgate cultural nortista, e é pelo intento de propagar ainda mais essa cultura, que ele irá circular em nove estados da “Amazônia Legal” e no Piauí através da Instituição. Ainda como forma de incentivo ao acesso cultural regional, essa apresentação terá entrada gratuita com retirada do ingresso 1h antes do show.


Lenha na Fogueira

Gente de Opinião

Hoje tem evento pra tudo quanto é gosto. Começa com a Oficina da Téo e só termina na madrugada de domingo na Talismã 21 com o show do Péricles e do Sorriso Maroto.
 

********

Só não entendi até agora o nome do espetáculo: “Samba Porto Velho”. Acontece, que, pelo menos, no material de divulgação não consta nenhum grupo de pagode ou de sambista de Porto Velho. Quero saber aonde o samba de Porto Velho entra no show do Péricles e do Sorriso Maroto.

Sons de Beira abre Sesc Amazônia das Artes - Por Zekatraca - Gente de Opinião

********

Por falar em esquenta, os amantes do samba e pagode podem começar a se preparar para o show da Talismã, participando a partir das 19 horas da Roda de Samba do Beto Cezar que vai acontecer no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.

********

Aliás o Beto Cezar com a Produção Amauri e BC vai realizar show, com o Sambista do Momento Toninho Gerais no próximo dia 7 de maio na casa de espetáculos Zé Beer.
 

*********

A novidade é que o show do Toninho Gerais vai acontecer durante a tarde de domingo dia 7. Beto Cezar está divulgando que a programação começa ao meio dia. Informações 99910-8309 ou 99923-4450. Esse sim vai ser um showzão!
 

*******

Prosseguindo com a agenda cultural deste sábado. As 20 horas no Teatro 1 do Sesc Esplanada tem o show “Sons de Beira” com Bira Lourenço e Catau.

Sons de Beira abre Sesc Amazônia das Artes - Por Zekatraca - Gente de Opinião

*******

Texto produzido pela Jornalista Mara Paraguassu - Sindicatos perdem protagonismo - Como há inocentes no mundo virtual e fora dele. Achar que as principais organizações sindicais convocam o trabalhador às ruas para fazer a defesa de seus direitos é como acreditar em mula sem cabeça.

*******
Sindicatos, da mesma forma que os partidos políticos, estão desgastados. Em muitos deles aposto ser fundamental e necessária uma LAVA-JATO. Aqui mesmo, pertinho de nós.

Depois de passar o dia inteiro lendo aqui e ali sobre a reforma - a lei comecei a ler agora - cheguei à conclusão que este dia 28 de abril entra para a história como o dia em que o sindicalismo brasileiro, do jeito que cavou a sua história, começa a ruir.

********
Bradam e bradam contra um conjunto de medidas que oxigena a legislação do trabalho simplesmente porque perderam o PROTAGONISMO das negociações trabalhistas com esta reforma. O trabalhador que desejar dispensar o acordo coletivo e fazer um acordo individual com seu patrão terá ampla liberdade para isso. Sindicato aqui não dará pitaco.

********

Começa a ruir porque simplesmente vão para as ruas, mobilizando crentes, descrentes, desocupados, gente iludida, gente decente, gente apartidária, partidária e tal sem poder dizer em alto e bom som que TUNGARAM O 13 SALARIO DO TRABALHADOR E O FGTS.

********

ACABARAM COM AS HORAS EXTRAS E DIREITOS GARANTIDOS NA CONSTITUIÇÃO!.
Porque simplesmente isso não aconteceu!

********

Claro que flexibilização e mudanças em cem pontos da CLT, entre nós desde MAIO DE 1943, acabam afetando para o bem e para o mal o conjunto de trabalhadores. A lei irá me esclarecer melhor. Todos nós sabemos que não há ganhos para todos em qualquer mudança que seja.

********

Por hora, o que li é suficiente para dizer que a lei regulamenta situações que já existem nas relações trabalhistas, favorecendo o Estado, empresas, a previdência e trabalhadores.


Moderniza um conjunto de normas antigas e, ao tornar opcional a contribuição sindical, liberta o trabalhador da tirania de entidades sindicais claramente comprometidas tão somente com projetos de poder. E de dirigentes sindicais corruptos, que manipulam associados a seu bel-prazer.

*******

Enquanto me preparo par ir ao Mercado Cultural curtir o show do Beto Cezar com o Walcir do Cavaco.
 

********

Luciana, fico na expectativa da tua resposta sobre o artigo da Mara Paraguassu! Vai ter?


Elizabeth Savala
se apresenta no
Palácio das Artes

Sons de Beira abre Sesc Amazônia das Artes - Por Zekatraca - Gente de Opinião

A atriz Elizabeth Savalla apresenta o espetáculo A.M.A.D.A.S neste domingo (30.04) e segunda feira (1º.05) no Teatro Palácio das Artes Rondônia em Porto Velho.

Os fãs da atriz global esperam com grande expectativa o momento de assistir o monólogo.

Na encenação, Savalla, no papel de Maria Antônia, interpreta vários personagens - todos de maneira cômica, vivenciando o dia a dia das mulheres na busca incessante pela beleza.

Ao falar da sua personagem, Elizabeth Savala afirma que “Um dia antes de completar 48 anos, Maria Antônia encontra uma amiga que é três anos mais velha, mas parece ser 30 anos mais nova e isso a deixa um tanto perturbada”, declarou, enfatizando que a partir daí começa a desenrolar cenas hilariantes, que levam o público à gargalhada. A direção é de Luiz Arthur Nunes. A autora do texto é Regina Antonioni.


 

Serviço


Espetáculo A.M.A.D.A.S. - Associação das Mulheres Despencadas
Data: 30/04 e 01/05/2017
Horário: 20h
Classificação: 12 anos
Realização: Fimca e Sicoob Portocredi; patrocínio: Blindex; apoio cultural: Porto Seguro e Hotel Slavieiro.
Duração: 80 minutos.

Informações: (69) 99231-7448

Local: Teatro Estadual Palácio das Artes
Endereço: Av. Presidente Dutra, 4183 - Olaria

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)