Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE: capacitação sobre prestações de contas dos prefeitos


TCE: capacitação sobre prestações de contas dos prefeitos - Gente de Opinião


Com o objetivo de esclarecer questões referentes às prestações de contas dos chefes dos executivos municipais (prefeitos), foi aberta na terça-feira (13), no auditório do Tribunal de Contas (TCE), capacitação sobre o sistema Sigap Corporativo/Recepção de Dados, realizada por meio da Escola Superior de Contas (Escon).

Com um total de 16 horas-aula, a atividade encerrou-se nessa quarta-feira (14) e contou com a participação de técnicos das administrações municipais que atuam nos setores de contabilidade e controle interno dos órgãos jurisdicionados ao TCE.

INSTRUTORES

O auditor de controle externo Rodolfo Kezerle, atual coordenador geral das comissões de auditoria das contas de chefes dos executivos municipais, foi o primeiro a expor os conhecimentos relacionados às prestações de contas.

Entre outros pontos destacados, ele citou o uso da nova metodologia para análise das prestações de contas dos municípios, cuja efetivação garante uniformidade, melhoria da qualidade da instrução dos processos, assim como redução e racionalização do tempo demandado para as auditorias.

Em seguida, a auditora de controle externo Gislene Rodrigues Menezes abordou os resultados obtidos com auditorias na área previdenciária, repassando noções sobre os regimes previdenciários existentes entre os quais, os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), além do impacto desse regime no orçamento que pode atingir o restante das demandas sociais.

Outros assuntos dentro da temática abordada foram expostos ao longo da capacitação, com os participantes podendo ainda esclarecer dúvidas e fazer questionamentos aos instrutores, auxiliando assim na maior assimilação dos conhecimentos. Os participantes que cumpriram efetivamente a carga horária terão direito a certificados expedidos pela Escola Superior de Contas do TCE-RO.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)