Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE divulga índice de efetividade de gestão dos municípios rondonienses


TCE divulga índice de efetividade de gestão dos municípios rondonienses - Gente de Opinião

Levantamento realizado nacionalmente, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) teve, em Rondônia, a coordenação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), buscando sistematizar informações nas áreas de saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

 

Os dados relativos ao IEGM Brasil foram divulgados durante o II Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em São Paulo, no início deste mês, e já estão disponíveis para o público em geral na página do Instituto Rui Barbosa (disponível em: http://iegm.irbcontas.org.br/), entidade de estudo e pesquisa dos Tribunais de Contas. O Índice foi concebido em 2014 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e expandido aos demais TCs com apoio do IRB.

 

Integraram a amostra 4.037 de um universo total de 5.570 municípios fiscalizados (um percentual de 72,48%) em todo o Brasil. Em Rondônia, 50 municípios participaram, o que representa adesão de 96,15% ao IEGM.

 

De acordo com os dados, 8 municípios rondonienses conseguiram chegar ao nível “efetivo”, enquanto 24 foram considerados “em fase de adequação” e 18 com “baixo nível de adequação”. No geral, Rondônia obteve índice de 0,52, o que significa que mais de 50% dos municípios estão na faixa C+ em fase de adequação, dentro, portanto, da média nacional e ainda com oportunidades de melhoria da gestão.

 

Por meio do IEGM, o Tribunal de Contas disponibiliza não só aos gestores, mas à sociedade, dados que possibilitam análises sobre a gestão e os resultados alcançados pelas políticas públicas no âmbito municipal.

 

Trata-se, também, de uma contribuição para o aperfeiçoamento das ações governamentais, mediante a divulgação dos níveis de desempenho de resultado, ou seja, dos indicadores finalísticos de eficiência e eficácia das políticas adotadas para atendimento das necessidades da população.

 

CONGRESSO
 

TCE divulga índice de efetividade de gestão dos municípios rondonienses - Gente de Opinião

 

Em razão do trabalho de apuração e validação do IEGM, inclusive com a participação maciça dos municípios rondonienses, o TCE-RO recebeu, ao término do II Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, reconhecimento da organização nacional do Índice de Efetividade.

Na ocasião, o conselheiro Paulo Curi Neto, representando a Alta Direção do TCE rondoniense, juntamente com os servidores Juscelino Vieira e Sérgio Mendes de Sá, da Secretaria de Planejamento da Corte, receberam do presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG), uma homenagem, simbolizada pela entrega de uma placa de reconhecimento. Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)