Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

TCE registra mais de mil inscritos no Seminário Fechando as Contas, que começa nesta segunda-feira


Um total de 1.064 agentes públicos, entre prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, secretários e técnicos municipais, fizeram sua inscrição para participar do Seminário Fechando as Contas – Regras e Orientações para Gestores Públicos Municipais em Fim de Mandato, que será aberto pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) nesta segunda-feira (7), nas dependências da Ulbra, em Porto Velho.TCE registra mais de mil inscritos no Seminário Fechando as Contas, que começa nesta segunda-feira - Gente de Opinião

De acordo com a Escola Superior de Contas (Escon), unidade do TCE-RO responsável pela coordenação do evento, os inscritos estão convidados para a programação especial de abertura, devendo ficar atentos aos horários, uma vez que o credenciamento será iniciado às 9 horas de segunda-feira, na Ulbra.

Já às 10 horas será feita a solenidade de abertura, com a presença de autoridades estaduais e convidadas de outros Tribunais de Contas. Haverá ainda a composição pelo TCE-RO do Conselho da Medalha Mérito de Contas para a entrega da honraria ao conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola.

Já no período da tarde, estará a cargo do conselheiro Miola ministrar palestra de abertura do seminário, intitulada “Reflexões sobre o Fechamento de Contas”. Logo após o conselheiro-substituto do TCE-RO, Omar Pires Dias, discorrerá sobre a Decisão Normativa nº 1/2016, que trata especificamente da transmissão de cargo no âmbito municipal.

A programação do primeiro dia do Seminário Fechando as Contas tem ainda palestra do conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado, vice-presidente do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA). Em sua apresentação, Caldas Furtado abordará as vedações na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e suas repercussões na Justiça Eleitoral e no âmbito penal.

PROGRAMAS

O Seminário Fechando as Contas se estenderá até o dia 11 de março, nas dependências da Ulbra em Porto Velho, com duas programações distintas: o Programa I, constituído de orientações específicas para gestores em fim de mandato, com assuntos que serão tratados por conselheiros do TCE-RO e procuradores do Ministério Público de Contas (MPC-RO) em reunião privativa.

Já o Programa II trata de orientações gerais, ministradas por instrutores do TCE-RO, enfocando aspectos institucionais da atuação do órgão e temas afetos à administração pública.

Para realizar o evento, o TCE-RO conta com a parceria da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público do Estado e do Ministério Público de Contas e ainda o apoio da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), da União das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) e da Ulbra.

PLANTÃO PEDAGÓGICO

Na abertura do Seminário Fechando as Contas, no dia 7, também será feito o lançamento oficial do Plantão Pedagógico, ação que possibilita a prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores jurídicos, procuradores, contadores, controladores internos e demais servidores interagirem com o corpo técnico da Corte e terem acesso a orientações importantes, assim como um atendimento diferenciado para esclarecer dúvidas sobre temas afetos à atuação do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas.

Confira aqui a programação do evento.
 

Fonte: Ascom TCE

 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)