Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

TCE-RO abre o VI Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas


 

Um grande público, composto de autoridades civis, representantes de Tribunais de Contas de diversas regiões do país, gestores, servidores públicos e acadêmicos, lotou completamente o Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho, na noite dessa quarta-feira (24), para a abertura do VI Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, uma realização do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), em comemoração ao 34º aniversário de instalação da Corte de Contas.

A mesa de honra teve a presença, pelo TCE-RO, do conselheiro presidente Edilson de Sousa e do conselheiro presidente da Escon, Wilber Coimbra; pelo Ministério Público de Contas (MPC-RO), da procuradora Érika Saldanha; pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do seu presidente, conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE); e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão de aprimoramento dos TCs, do conselheiro Cezar Miola (TCE-RS).

Também compuseram a mesa do evento, o governador do Estado, Confúcio Moura; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sansão Saldanha; além de representantes do Ministério Público estadual; da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), do município de Porto Velho, e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO).

Antes da execução dos Hinos do Brasil e de Rondônia pela Banda de Música da Base Aérea de Porto Velho, foram apresentadas à grande plateia presente no teatro canções líricas, executadas pelos músicos Marcos Dall Acqua, Lívia Lavorente, Lucas de Lima e Márcia Figueiredo.

PRONUNCIAMENTOS

Gente de Opinião
O conselheiro presidente Edilson de Sousa em seu pronunciamento na abertura do evento

Em seu discurso de abertura, o conselheiro presidente Edilson de Sousa abordou, entre outros pontos, os desafios e conquistas obtidas pelo TCE ao longo desses 34 anos, em parceria com todas as instituições públicas e privadas do Estado e do Brasil.

Enfatizou ainda o trabalho realizado tanto pelos membros fundadores quanto pelos que os sucederam, incluindo a atual composição do TCE-RO, bem como os conselheiros-substitutos, o MPC e todos os servidores da Corte.

Segundo o conselheiro Edilson de Sousa, esse trabalho, aliado ao senso de responsabilidade em favor do interesse público, têm sido essenciais para que o Tribunal de Contas se consolide como legítimo representante da sociedade na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e no aperfeiçoamento da administração pública rondoniense.

Já o conselheiro Wilber Coimbra, que é coordenador científico do Fórum, falou da importância do evento que atrai para Porto Velho juristas, estudiosos e autoridades de Tribunais de Contas de todo o Brasil. “Rondônia mostra que sabe fazer o melhor, que é capaz de trazer luz à administração pública por meio deste Fórum, que reputo já é uma das maiores realizações em sua área no Brasil”, acentuou.

Citando a temática principal do Fórum – os Tribunais de Contas como instrumentos de efetividade da cidadania –, o presidente da Escola Superior de Contas também buscou valorizar o incentivo ao controle social e à cidadania libertária, que visa estimular no cidadão a consciência de sua importância no auxílio à fiscalização dos recursos públicos.

Gente de Opinião
O governador Confúcio Moura destacou o papel do TCE-RO

Também o governador Confúcio Moura, ao falar sobre o evento e as comemorações dos 34 anos do TCE-RO, lembrou-se das composições da Corte, desde a primeira, presidida pelo conselheiro José Renato da Frota Uchôa. “O Tribunal de Contas é um órgão técnico, que nos dá grande auxílio, pois busca evitar falhas que o gestor comete, na maioria das vezes, por desconhecimento, e aí está sua grande função”, completou.

CONFERÊNCIA MAGNA

Encerrados os pronunciamentos, iniciou-se a conferência magna ministrada pela professora, advogada e especialista em Direito Público, Fernanda Marinela, abordando “Corrupção – Ferramentas de Controle e Consequências”.

Gente de Opinião
A advogada e jurista Fernanda Marinela proferiu a conferência magna de abertura

Autora de relevantes obras jurídicas, a conferencista traçou um contexto atualizado da temática, destacando, entre outros pontos, o caráter de ilegalidade e de afronta às normas legais que caracterizam a corrupção e ainda o fato desta não ser um fenômeno unicamente brasileiro. “Pelo contrário, existe na humanidade há muito tempo”, afirmou.

De forma dinâmica e objetiva, ela ainda apresentou pontos importantes sobre o debate, incluindo a gama de normativos legais criados no Brasil para combater a corrupção, desde os tempos de Império até as mais recentes, materializadas nos acordos de leniência e delação premiada.

Finalizando, Marinela conclamou os presentes a uma reflexão sobre os malefícios provocados pelos atos de corrupção, destacando que, para a efetiva extirpação dessa chaga, é necessário focar em três pilares: prevenção, fiscalização e punição. “Mas o principal é a participação da população, porque a corrupção mata, e por isso não pode ser tolerada”, completou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)