Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TCE-RO realiza em Jaru ação-piloto do Profaz


TCE-RO realiza em Jaru ação-piloto do Profaz  - Gente de Opinião
O coordenador do Profaz, conselheiro Benedito Alves, na reunião em Jaru com o prefeito João Gonçalves Júnior

Após ser lançado oficialmente, o Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), uma iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) em parceria com instituições, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Governo do Estado e o Sebrae-RO, terá sua primeira atividade de cunho prático em municípios pré-selecionados no interior do Estado.

Para expor a programação e os objetivos dessa primeira ação, o coordenador do programa, conselheiro Benedito Alves, juntamente com os servidores Rodrigo Ferreira e Massud Jorge Neto, integrantes da equipe do Profaz, estiveram nessa segunda-feira (31) no município de Jaru, selecionado para receber o projeto-piloto para municípios de médio porte em Rondônia.

Eles foram recebidos pelo prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior, juntamente com o vice-prefeito Jeverson Lima, acompanhados da secretária municipal de Administração, Planejamento e Fazenda, Ruth Oliveira, da diretora geral da Administração, Sônia Ferreira, e do procurador do município, Marcelo Barroso.

EMPENHO

O conselheiro Benedito Alves e os servidores do TCE explicaram aos gestores diversos aspectos sobre o Profaz, citando o empenho da Corte de Contas e dos órgãos parceiros em que o programa possa, de fato, cumprir seu objetivo de auxiliar as administrações municipais, para que estas possam superar suas dificuldades, especialmente no âmbito fazendário e tributário.

Para isso, segundo o conselheiro, será disponibilizado a todos os municípios que aderirem ao Profaz suporte em áreas como capacitação e tecnologia da informação (TI), além de apoio para ações em âmbito administrativo, jurídico e legislativo, utilizando-se, para tanto, de equipes multidisciplinares em um trabalho coordenado e multi-institucional.

“É um trabalho proativo do Tribunal de Contas com diversos e importantes parceiros, o qual nos possibilitará, entre outros benefícios, fazer o alinhamento de boas práticas e ações realizadas pelas fazendas nas três esferas: federal, estadual e municipal”, disse, enfatizando que uma das primeiras atividades a ser feita será a modernização, atualização e/ou consolidação da legislação tributária, em especial o Código Tributário Municipal (CTM), em sintonia com todas as normas em vigor, incluindo a Lei Orgânica do Município (LOM).

Por sua vez, o prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior, em suas considerações, falou da expectativa em torno dos benefícios e melhorias que o Profaz estará proporcionando à municipalidade, ressaltando que essa busca pela modernização também é bem-vista pela população. “Com mais arrecadação e recursos, podemos fazer ainda mais para nossa população”, disse.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)