Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

TCE-RO recomenda que Estado e municípios instalem murais informando ao usuário escala médica


O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) expediu recomendação aos gestores da área de saúde do Estado e dos municípios visando à publicação, por todas as unidades de saúde, da escala diária de médicos plantonistas, a qual deve ser disponibilizada em posição de destaque, de forma clara, compreensível e em local visível, a exemplo de salas de recepção, entradas principais e outros locais de fácil acesso ao público.

Em ofício encaminhado aos prefeitos e aos secretários de saúde dos 52 municípios rondonienses, bem como ao secretário de Estado da Saúde, o TCE ainda orienta que a escala médica esteja disponibilizada nas unidades de saúde em murais, quadros, cartazes e outros instrumentos congêneres, além de sites oficiais e redes sociais dos órgãos públicos.

Na escala, devem ser informados dados completos sobre o médico plantonista, como nome, matrícula ou cadastro, especialidade e duração do plantão, isto é, horário do início e do fim da jornada. Deve ainda conter nome do agente responsável pela elaboração diária da escala, bem como do responsável pela unidade de saúde.

Deve ainda conter telefone, e-mail, aplicativos ou outro canal eletrônico de comunicação do órgão, visando possibilitar reclamações ou outras manifestações sobre o atendimento médico. Incluem-se nessa mesma condição os contatos do TCE-RO, por meio da Ouvidoria, entre os quais, telefones (0800 645-8750 e 69-3211958), e-mail ([email protected]) e atendimento presencial na sede do órgão, em Porto Velho.

SAÚDE E INFORMAÇÃO

A recomendação do TCE-RO está fundamentada em princípios legais e constitucionais, como o direito à saúde e o acesso à informação pública, e tem, entre outros objetivos, o de ampliar os mecanismos à disposição do cidadão para controle e transparência pública, possibilitando, nesse caso, ao usuário dos serviços de saúde saberem os horários de atendimento de médicos vinculados à rede pública.

Busca ainda a medida do TCE contribuir para evitar a ocorrência de fatos como os noticiados pela mídia regional em relação à ausência ou atraso de médicos em unidades de saúde em Rondônia, cujas consequências podem ser irreversíveis e fatais, com a perda de vidas humanas.

Por fim, o Tribunal de Contas ainda determina prazo para que os órgãos citados demonstrem o acolhimento das recomendações feitas.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Pessoas idosas podem usufruir gratuitamente, de atendimentos na especialidade médica de geriatria, disponibilizados pelo Governo de Rondônia na Poli

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)