Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TCE-RO: Tô no Controle amplia informações históricas e dados da educação e gestão municipal


 
Lançado recentemente pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), o portal Tô no Controle (disponível neste link: http://tonocontrole.tce.ro.gov.br/) passou por uma atualização de seus dados e informações, mais precisamente no que se refere à história, à educação e à gestão dos 52 municípios.
 
Considerado uma verdadeira radiografia da realidade atual e passada da administração pública municipal rondoniense, o Tô no Controle ganhou, dentro do menu “História”, uma nova aba: a Evolução Político-Administrativa.TCE-RO: Tô no Controle amplia informações históricas e dados da educação e gestão municipal - Gente de Opinião
 
Nesse espaço, o TCE – em um trabalho de pesquisa feito com o auxílio de dados coletados junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – disponibiliza um registro de cunho político-administrativo dos municípios, incluindo uma galeria com nomes dos prefeitos, bem como as composições das câmaras de vereadores.
 
EDUCAÇÃO
 
Ainda na página principal, o Tô no Controle traz um novo ícone, a Educação, em que o cidadão terá acesso a informações compiladas do censo do Ministério da Educação (MEC) sobre essa área com riqueza de detalhes e gráficos explicativos, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI). São dados relativos a 2016, uma vez que os dados do atual exercício ainda estão sendo consolidados.
 
Ao clicar na opção “Educação” do portal, é possível verificar o número de alunos matriculados no município em escolas públicas (subdivididas em escolas municipais, estaduais e, em alguns casos, federais) e particulares.
 
Também se pode saber quantos estão matriculados em cada etapa seriada, desde o ensino infantil (creche, pré-escola), fundamental (neste caso, anos iniciais e finais), até o ensino médio. E mais: quantos estudam na área urbana e na rural, além da modalidade de ensino: regular, especial e educação para jovens e adultos, também chamado de EJA.
 
Para auxiliar o cidadão no controle, o portal traz ainda estimativas do IBGE e também uma do TCE, que leva em consideração a população estudantil projetada pelo IBGE para o município no exercício, considerando, para definição do número de habitantes por idade, a mesma distribuição populacional por idade identificada no Censo 2010.
 
Desse modo, também é possível verificar como está a relação alunos matriculados/vagas no município, a partir do cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).
 
GESTÃO FISCAL
 
Também foram atualizados no Tô no Controle os dados, informações e indicadores dos municípios relativos ao primeiro quadrimestre de 2017. Nesse sentido, são disponibilizadas informações municipais correlacionadas a arrecadação, despesas, orçamento, comparações, política de gestão fiscal, entre outros, atendendo assim ao princípio da transparência, uma vez que são apresentados de forma simples e amigável.
 
O portal conta com a integração e gestão eficiente de conteúdos, realizadas em conjunto por unidades como a Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE), a Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e a Secretaria de Gestão Estratégica da Presidência (Secgep).
 
Nesse trabalho, os processos são racionalizados, bem como observados cuidados relativos a sua manutenção e atualização, tendo como diretriz a observância dos critérios de acessibilidade, usabilidade e transparência públicas.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)