Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viviane Paes

Tchau, a idade chegou. A triste realidade das apresentadoras de TV no Brasil


 
49 ou 50 anos é a idade máxima de uma apresentadora nas principais emissoras de TVs brasileiras. Você percebeu isso?! Ou acredita mesmo que a Fátima Bernardes saiu da bancada do JN porque queria ter um programa de entretenimento arriscando uma carreira de mais de duas décadas. Merece serem citados os primeiros dias de constrangimento e frieza entre Bonner e Patrícia Poeta, por acaso, bem mais nova que Bernardes e de quebra esposa de um diretor da emissora... Acontece!

Bernardes recebeu uma saída honrosa por sua empatia com o telespectador e o bom relacionamento com a emissora e também porque seu marido, na época, ainda era funcionário da casa. Qualquer casal que trabalhou na mesma empresa sabe como é essa situação.

Nada tenho contra a ascensão “meteórica” da Maju Coutinho, a nível nacional, pois aos 38 anos ela deve ter ralado muito para conseguir o posto na Global... E nem entrarei na questão racial, afinal foge do assunto. Achei bacana a estreia na apresentação do Jornal Hoje, mas fiquei arrepiada em perceber essa estratégia antiga da empresa de ir buscando substitutas para as apresentadoras veteranas...

Então recordei, em maio “bombou” nas mídias sociais as tais “olheiras” e aspecto cansando da sempre animada Sandra Annenbergue, 49 anos, durante uma apresentação no Jornal Nacional. Gente, um ser humano normal que não recorreu a Botox terá rugas depois dos 40, e se tiver como herança as tais olheiras aí ferra de vez.

Esperta foi a Glória Maria que há duas décadas chutou o pau da barraca – já que estamos em tempos de festa juninas – e escancarou a predominância das apresentadoras “moreninhas” de cabelo bom apresentando os jornais e programas da emissora. Meses depois ela foi presenteada com o cargo de âncora do Fantástico. Melhor que nada, convenhamos. E ai ela foi mais esperta ainda, já que sua idade é um segredo de estado, pediu um ano sabático e voltou para algumas mega reportagens.

Sagaz também foi Ana Paula Padrão que alçou voos maiores aos 40 anos, depois de ficar quase oito à frente do último jornal da Globo. Tentou negociar sua ida para outros horários, mas não conseguiu. Sê as olheiras de Annenbergue ganharam destaques, ela trabalhando em horário diurno, imagine a de Padrão...

Em tempos em que o feminismo está tão latente nas mídias sociais causa estranhamento a ausência de defesas ao segmento jornalístico, onde sempre predominou o sexo masculino.

A função de apresentador é um espaço concorrido em qualquer emissora e estado. As vagas são poucas e um dos principais requisitos é a boa aparência no vídeo! Isso mesmo, de preferência que o apresentador seja atraente e a apresentadora ex-miss, modelo ou um padrão de beleza acima da média. E esbelto, tá, pois a TV engorda mesmo! O talento é o terceiro item, pois pode ser lapidado e melhorado. E realmente alguns conseguem!

Ainda bem que existi uma Oprah, nos Estados Unidos, atemporal, negra, sempre acima do peso. Foi apresentadora de um programa de entretenimento com seu nome por 25 anos, depois de uma carreira incrível como jornalista de TV e rádio. Saiu para montar seu próprio canal o OWN e hoje aos 63 anos, bilionária é uma influente comunicadora que ajudou a levar Obama á Casa Branca e é filantropa.

Por que citar apenas a Globo nesse artigo?! Porque nas demais emissoras SBT, Band, Record... Temos apresentadores âncoras de meia idade ou mais velhos ou jovens... A saída para muitas veteranas do jornalismo brasileiro tem sido os canais de notícias 24 horas. Nada mal, mas não menos vergonhoso, pois a substituição também ocorre.

Vida longa para os apresentadores, de mais de 70 anos que fazem parceria com mulheres maduras de 30 e tchau mesmo para aquelas que completam seus 49 ou 50 e não recorreram ao milagre das feições congeladas do Botox...

Ahaaa... Pensam que me esqueci de citar Hebe Camargo, Miriam Leitão ou Marília Gabriela?! De jeito nenhum. A primeira uma excelente apresentadora conhecida como a Rainha da TV Brasileira, morreu aos 83 anos e meses antes apresentava um programa na Rede TV.

Miriam Leitão é comentarista, não titular de um programa ou jornal e Marília Gabriela saiu da Globo aos 37 anos por estar insatisfeita com o espaço que tinha... Deixou a GNT depois de 20 anos e agora se dedica a carreira de atriz.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O maior temor de bons pais, hoje...

O maior temor de bons pais, hoje...

No dia 20 de abril de 1999, dois estudantes do terceiro ano, da Columbine High School, de 17 e 18 anos, entraram na biblioteca da instituição, às 11

Eficiência energética: RO na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura

Eficiência energética: RO na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura

Buscando assunto para o artigo desta quinzena fui surpreendida ao ler o resumo de notícias do Canal Energia - portal especializado em vasto material

Diga-me em que filas andam que direi que impostos pagam!

Diga-me em que filas andam que direi que impostos pagam!

A fila significa uma sequência de objetos onde o primeiro a entrar será o primeiro a ser retirado, ou atendido no caso de pessoas. E, pasmem, porque

 Energia elétrica: cara, necessária e estratégica!

Energia elétrica: cara, necessária e estratégica!

Domingo oito de janeiro de 2023. Enquanto famílias assistiam aos desdobramentos da invasão a Praça dos Três Poderes, em Brasília, uma torre de trans

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)