Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Técnicos da Secretaria de Previdência ministram palestra para servidores do TCE-RO sobre RPPS


Técnicos da Secretaria de Previdência ministram palestra para servidores do TCE-RO sobre RPPS - Gente de Opinião 

Como fruto da parceria estabelecida entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e a Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS), vinculada ao Ministério da Fazenda (MF), foi realizada nesta sexta-feira (23), no auditório da Corte de Contas, palestra sobre Orientação, Acompanhamento, Controle e Supervisão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Antes do evento, os palestrantes Allex Albert Rodrigues, coordenador-geral de Auditoria, Atuária, Contabilidade e Investimentos da SPPS/MF, e Leonardo da Silva Motta, coordenador-geral de Normatização e Acompanhamento Legal daquele órgão, foram recebidos pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa e pelo secretário geral de controle externo do TCE-RO, José Luiz.

Durante o encontro, foi enfocada, inicialmente, a parceria estabelecida entre o TCE rondoniense e a SPPS/MF, formalizada por meio de acordo de cooperação técnica, que visa, entre outros aspectos, contribuir para a implantação e a consolidação de um modelo de auditoria integrada nos RPPS implantados pelos entes federativos rondonienses.

Ainda dentro de possíveis ações fruto da parceria, houve o convite – prontamente aceito –  para que um representante da Secretaria de Previdência Social participe, na condição de instrutor, do evento Abrindo as Contas, que o TCE-RO realizará no primeiro trimestre de 2017, destinado aos gestores municipais em início de mandato e suas equipes técnicas. “Será uma contribuição valiosa para esclarecer diversas dúvidas dos municípios em relação a essa temática”, disse Edilson de Sousa.

PALESTRA

A palestra ministrada pelos auditores da SPPS/MF foi aberta à participação de servidores e estagiários do TCE-RO. A ação foi dividida em dois momentos: o primeiro, com apresentação de Leonardo da Silva, enfocou Normatização e Acompanhamento Legal da SPPS, abordando  normas gerais, principais regras de concessão de benefícios, Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) e informações que devem ser prestadas à SPPS.

A outra abordagem, “Investimentos de Recursos e Equilíbrio Financeiro e Atuarial”, foi feita por Allex Albert e enfocou, entre outros pontos, Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), parâmetros de gestão, procedimentos e resultados das auditorias de investimentos, parâmetros gerais das avaliações e reavaliações atuariais e supervisão do equilíbrio financeiro e atuarial. (Fonte: Ascom TCE-RO)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)