Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Tem leilão de políticos rolando - Por Carlos Sperança


Tem leilão rolando

Tendo em vista a janela partidária, aquele período inventado pelo Congresso Nacional, para os deputados estaduais e federais mudarem de partido sem a punição da cassação de seus mandatos, os parlamentares começaram um leilão junto aos diretórios nacionais. Os partidos estão com muito dinheiro e podem aumentar ainda mais os percentuais recebidos do TSE ampliando seu numero de representantes. Vai daí que os caciques foram às compras. Muita gente vai entrar neste troca-troca.

A política tem se revelado há muito tempo que é um balcão de negócios. Nas Câmaras de Vereadores, muitos edis recebem mensalinhos dos prefeitos, nas assembléias legislativas muitos deputados ganham mesadões dos governadores e no Congresso Nacional, além das emendas parlamentares recheadas para os parlamentares aliados tem a venda de mandatos através da janela partidária.

A cada ano que passa, além dos auxílios recebidos no contracheque, os deputados estaduais e federais exploram viagens e mais viagens para embolsar gordas diárias no Congresso Nacional. Poucos resistem a tantas vantagens e aos “incentivos” das empreiteiras  

 



 

Uma cartilha

Preocupada com a situação política no País e com tantas aves de rapina disputando cargos eletivos nas eleições de outubro, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB esta preparando uma cartilha para ser distribuída aos seus fiéis buscando a conscientização do eleitorado. Também sobre a Previdência será emitido um documento, até agora inacabado por certa divergência entre os bispos.

A produção

A cheia no Rio Madeira já prejudica a produção de hortigranjeiros nas localidades ribeirinhas, atingindo as plantações de banana, macaxeiras e outros produtos agrícolas, além da criação de galinha caipira, patos, porcos etc. Sem apoio desde a enchente histórica os ribeirinhos penaram para se levantar e quatro anos depois estão vendo todos os seus esforços caindo rio abaixo novamente. É lamentável.

A fiscalização

A falta de fiscalização nas obras públicas é um grave problema em Rondônia redundando em enormes prejuízos para a população. Sejam nas estradas mal feitas e com asfalto fora dos padrões, das casas populares rachadas, pontes superfaturadas, escolas e creches construídas com material de péssima qualidade, num verdadeiro conluio dos empreiteiros com os políticos rondonienses que fecham os olhos para estas barbaridades. Coisa de louco!

Convenções nacionais

Os partidos abrem suas convenções nacionais, a partir de março e os Democratas farão a primeira delas programada para acontecer no dia 8 de março com o lançamento do deputado federal Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados para a presidência da Republica. Sua candidatura, no entanto, só será ratificada na convenção do meio do ano, quando as candidaturas serão homologadas.

A confirmação

O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) já se prepara para deixar o cargo se desincompatibilizando em abril para disputar uma cadeira ao Senado. O alcaide da capital da BR que tem dois filhos acadêmicos estudando em faculdades em Porto Velho tem residência na capital desde os tempos de deputado estadual na década passada. Jesualdo já começa os primeiros contatos pelo estado para projetar sua postulação.

Vias Direta

*** Com a central de boatos tomando conta do pedaço, os comissionados do governo estadual estão de barbas de molho *** O papo que circula é que é preciso reduzir em 30 por cento dos cargos em comissão e muita gente tem que entregar o cargo até o dia 27 *** Se não for feito isto faltará dinheiro para pagar o funcionalismo, conforme a boataria *** Em ano de eleição a oposição toca o terror. E é um ano de grandes reviravoltas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Há salvaçãoPara alguns, é uma fonte de soluções para os problemas da atualidade mundial. Para outros, é o apocalipse: trará a destruição da espécie

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)