Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

‘Temer é o grande construtor da greve geral’, diz Vagner Freitas


‘Temer é o grande construtor da greve geral’, diz Vagner Freitas - Gente de Opinião

Eduardo Maretti, da RBA - O presidente da CUT, Vagner Freitas, aposta na greve geral da próxima sexta-feira (28) como uma primeira etapa de mobilizações nacionais que têm o objetivo barrar as reformas do governo Michel Temer, num momento em que o grupo que ocupa o Palácio do Planalto perde mais e mais apoio.

Ontem, o PSB fechou questão contra as reformas trabalhista e da Previdência. O partido tem bancada de 36 deputados federais e três senadores. “Se (a greve do dia 28) não for suficiente podemos repetir outra greve geral, maior, talvez de 48 horas. Podemos ocupar Brasília, ir até o Congresso Nacional, nas votações, se eles não retirarem as votações, principalmente da trabalhista e da Previdência”, diz Freitas.

Para o sindicalista, a base aliada “vai pulando do barco”, diante das pesquisas que “demonstram que o governo Temer não tem popularidade, não tem credibilidade e respeitabilidade”.

Segundo o presidente da CUT, as centrais vão conversar logo após a greve do dia 28 para avaliar os próximos passos das mobilizações. “O que não há dúvida nenhuma é que a greve geral será bem sucedida e terá desdobramentos”, promete.

Ele diz ainda que, com a sua determinação de retirar direitos dos trabalhadores, “Temer é o grande construtor da greve geral”. Confira abaixo a entrevista.

Quais os desdobramentos possíveis da greve de 28 de abril?

Convocamos a greve geral pra impedir que o Congresso Nacional vote as reformas do Temer, na Previdência, na questão do trabalho, como foi na terceirização, que são altamente prejudiciais aos trabalhadores. A greve geral é um instrumento de luta que tenta barrar isso. Se não for suficiente, podemos repetir um outro dia de greve geral, maior, talvez de 48 horas. Podemos ocupar Brasília, ir até o Congresso Nacional, nas votações, se eles não retirarem as votações, principalmente da trabalhista e da Previdência. São questões que serão discutidas e terão continuidade após avaliação do dia 28.

Se conseguirmos barrar as reformas com a greve geral, com a ocupação de Brasília, o governo fica bastante enfraquecido, e ele já é frágil, sem credibilidade. Precisamos ter uma mudança no Brasil, ter diretas já, eleições para o Congresso Nacional, para a gente voltar à normalidade democrática e ter crescimento econômico, porque os trabalhadores estão sofrendo.

Há data para possíveis mobilizações a Brasília?

Vamos sentar logo no dia seguinte ao dia 28, com as centrais, provavelmente, para discutir uma marcha a Brasília, uma greve geral de 48 horas. O que não há dúvida nenhuma é que a greve geral será bem sucedida e terá desdobramentos. Não podemos fazer a greve e parar.

O presidente da UGT Ricardo Patah e outros sindicalistas têm falado de unidade e de “indignação com o desmonte que esse governo está fazendo". Ou seja, o governo Temer conseguiu a união das centrais?

É uma unidade na convocação da greve geral, na realização da greve por todas as centrais. É porque o Temer é a política da terra arrasada. As centrais fazem o enfrentamento contra o desmonte que estão fazendo dos direitos trabalhistas. Ele tenta inviabilizar o movimento sindical de modo geral, principalmente quando propõe acabar com a CLT, com os direitos, com a Justiça do Trabalho, permitir a negociação individual e isolada do trabalhador com o empregador, sem intermediação dos sindicatos. O Temer é o grande construtor da greve geral, não são nem os sindicatos e as centrais. É o Temer, com a sua postura de tirar direitos dos trabalhadores, que vai unificando todos os nossos esforços para impedir, seja de qual orientação forem os trabalhadores.

Concorda com André Singer, que disse que o governo quer “dinamitar os sindicatos brasileiros”, principalmente ao se voltar contra o imposto sindical, eliminando assim a principal base de resistência aos seus projetos?

O governo quer dinamitar o sindicalismo porque o sindicalismo resiste às propostas inadequadas que o governo faz. Não é só uma questão por conta do financiamento. A CUT entende que o financiamento sindical deve mesmo ser alterado. Entendemos que o imposto sindical deve ser substituído pela contribuição sindical, com a diferença que ele deve ser aprovado pelos trabalhadores em assembleia, e não como um imposto como é hoje. Defendemos isso desde que a CUT existe. Não é esse o ataque principal que ele faz ao movimento sindical.

O ataque principal é acabar com as categorias organizadas, com os direitos trabalhistas e com a Justiça do Trabalho. Com isso, ele inviabiliza a representação dos trabalhadores pelos sindicatos, independente da questão financeira, que é mais um adendo. Esse governo não tem moral e legitimidade para mexer no financiamento sindical também. Fique claro que a CUT é contra mexer na questão do imposto sindical por esse governo, que está pensando não do trabalhador, mas em impor uma derrota aos sindicatos. O grande problema dessas reformas é você pulverizar toda a organização sindical que existe. Quando ele acaba com as categorias profissionais formais organizadas, vai acabando com a representação que os sindicatos têm. Isso é o principal. O financiamento é um adendo.

Como avalia a perda de base e apoio ao governo para as reformas trabalhista e da Previdência?

É um apoio que não existe mais. Recentes pesquisas CUT/Vox Populi, do Ibope, demonstram que o governo Temer não tem popularidade, não tem credibilidade e respeitabilidade. E agora sua base aliada vai percebendo isso e vai pulando do barco. Isso vai acontecer e a greve geral vai ajudar nesse enfraquecimento do governo. O fim dele seria importante demais para os trabalhadores.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)