Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

'Terminal hidroviário sem solução' - Por Zekatraca


 

Lenha na Fogueira

'Terminal hidroviário sem solução' - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Na edição do Diário da Amazônia de ontem (19), li a matéria desenvolvida pela colega Daniela Castelo Branco: 'Terminal hidroviário sem solução'.


*********


O terminal nada mais é, do que a 'Ponte' de atracação dos barcos de passageiro e carga, que fica em frente ao Mercado do Peixe no chamado “Cai N'água”.


********


O interessante, é que nenhum órgão sediado em Porto Velho (RO), tem poder para dar andamento a obra que, segundo a reportagem, estava em andamento e parou logo depois de iniciada no mês de junho.


*********

A obra precisa ser autorizada pela Marinha de Manaus e executada pelo DENIT. Quer dizer, em Rondônia não existe um órgão capaz de tomar a frente da reforma ou do concerto do terminal hidroviário.


********

Olha só, na capital de Rondônia, Porto Velho, a Aeronáutica tem sua unidade ou comando, o Exército nem se fala. Enquanto isso, a Marinha conta apenas com a Delegacia Fluvial que é mais conhecida como “Capitania dos Portos”.


*******

Como vimos na reportagem da Dani, essa Delegacia não tem poder para tocar a obra e assim sendo, continuamos assistindo os estivadores carregando mercadorias na cabeça e enfrentando o barranco escorregadio da beira do Rio, na iminência de sofrer um acidente grave.


********

Agora, concertar o motor do Terminal e trocar o CABO de atracação ninguém toma providencia e assim sendo, a população ribeirinha e os turistas que gostam de viajar de barco também sofrem o perigo de acidente.


*********

Ai me vem na lembrança, a luta dos ferroviários pela reativação da Madeira Mamoré, pelo menos até a Vila de Santo Antônio. Seria bacana reviver parte do trajeto do trem da estrada de ferro.


********

Porém, enquanto o Ministério Público move ação solicitando que a Santo Antônio Energia faça isso e faça aquilo na Madeira Mamoré. Seria bom que exigisse que a Usina antes de tudo, providenciasse o muro de arrimo que evitaria o desbarrancamento da margem direita do Madeira.


********

Exigisse que se condenasse a Usina a construir um Porto para embarque e desembarque de carga e passageiros, como compensação, pelos danos causados às famílias que tinha suas casas no Triângulo.


********

Enquanto a Marinha de Manaus não toma providencia a respeito do Terminal Hidroviário de Porto Velho, porque não se abre licitação para empresas privadas explorarem o serviço. A tal PPP – Política Pública Privada. O Denit, parece, não tá nem aí para concluir os reparos que devem ser feitos no Terminal do Cai N'água.


********

A Colônia de Pescadores por sua conta e risco, tá preparando o barranco colocando cascalho e até concretando parte da descida em frente ao Mercado do Peixe, para facilitar seus associados na subida com o produto da pesca, assim como servir para os estivadores carregarem as mercadorias nos barcos que utilizam o porto.


********

Lembrei do Plano Inclinado. O Plano Inclinado funcionava transportando carga dos navios para os armazéns da Madeira Mamoré ou dos Armazéns para os porões dos navios.


********

Para facilitar a operação fixaram uma espécie de balsa que colocaram o nome de “Pontão Aripuanã” onde os navios atracavam e os passageiros desembarcavam.


Municípios de Rondônia
no mapa turismo brasileiro

Gente de Opinião

 

Parque ecológico em Ariquemes

Em comparação ao ano passado, o estado inseriu 8 municípios no mapa, passando de 14 para 22 cidades com vocação turística. Os destinos estão distribuídos em 5 regiões, uma a mais que em 2016 com a inclusão da região do Vale do Jamari, que engloba quatro municípios. O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na última  quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

Gente de Opinião
Campo Novo simbolo da cidade

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.
 
Gente de Opinião
Parque em Espigão D'Oeste

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

Gente de Opinião
Adicionar legenda

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.
 
CATEGORIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA  
 
De acordo com o novo mapa, 6 municípios se enquadram entre as categorias A e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal. Os demais 16 municípios figuram na categoria D. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. (Fonte Mintur)
 
Gente de Opinião
.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)