Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Terror e guerrilha em RO


 

“Todos esses fatos podem ser constatados por qualquer pessoa que ande pelo Vale do Anari, Teobroma, Buritis e Jaru. E tudo sob o olhar complacente das autoridades federais, da igreja e do PT”. Selecionei o comentário entre os muitos enviados por leitores assustados com a realidade do terrorismo praticado pela guerrilha em Rondônia. Um amigo perguntou: “A coisa está assim tão feia?”. Respondi que a realidade é ainda mais nefasta. E que pode muito bem ter o dedo dessa gente militarmente treinada em ações relâmpago nos assaltos a bancos e caixas eletrônicos aqui registrados.

Os leitores estão certos. Errada está a ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, que disse “lamentar” a morte do policial da Força nacional em Rio Pardo e considerou “inaceitável” o episódio e que quer entender a circunstância em que tudo aconteceu. Está errada porque seu governo sabe exatamente o que está acontecendo ali. E engana-se ao reduzir a morte a um mero caso isolado. Não foi. As mortes naquela região podem ser contadas às dezenas, um problema que tem origem na própria leniência governamental, a tal ponto cúmplice do movimento dos sem terra e congêneres que o governo Dilma/Lula pode até mesmo ser responsabilizado criminalmente por isso.

Engana-se ainda o repórter Fernando Moreira, do site Buritinews ao imaginar que o tipo que matou o policial pode ter partido de uma das munições deflagradas pelo fogo na viatura. O vídeo mostra que os manifestantes não portavam armas de fogo. Mas aqueles que moblizaram a manifestação não aparecem. E certamente terá sido daí o tiro. Análises preliminares indicam que a bala é de uma arma calibre 38. Um manifestante foi detido por porte de um revolver desse calibre e em sua casa foram encontradas munições, pólvora e uma garrucha. Mas a polícia encontrou também um binóculo e rádios, o que, convenhamos não são exatamente equipamentos de um camponês pobre.

LCP culpa autoridades

O vídeo, gravado e distribuído por Fernando Moreira, mostra o que aconteceu no local e desmente a nota oficial publicada pela LCP. Fica claro que o que se esperava daquilo tudo seria uma reação violenta dos policiais, com tiros e morte de manifestantes. A LCP esperava obter ali alguns caixões para exibir seus “mártires” da luta pela terra. Os guerrilheiros devem ter ficado decepcionados com o que esperavam ser uma nova Corumbiara. A nota começa por explicar a situação do ponto de vista da guerrilha, que usa e manipula com naturalidade a situação das famílias instaladas na flona de Bom futuro em defesa dos próprios interesses.
 
 A nota lembra que o distrito de Rio Pardo fica a 350 km de Porto Velho, porém seu principal acesso é pela cidade de Buritis a cerca de 100 Km. E diz que é uma região de intensos conflitos agrários com dezenas de assassinatos de camponeses registrados nos últimos anos. “Em todos estes conflitos a atuação da justiça e polícia é sempre para defender os interesses dos grandes latifundiários grileiros de terras e contra as famílias camponesas da região”.
  
E garante que os camponeses se defenderam com rojões, pedras e paus, como mostra o vídeo. Mas atribui a morte do policial a “um suposto disparo acidental”.  Dá para imaginar o que teria acontecido se vítima fosse um dos invasores. O cadáver insepulto estaria desfilando por todo o estado até agora.
 
 
 
O futuro de Barbosa
 
 Elio Gaspari comentou na Folha que “na sessão de quarta-feira do STF Joaquim Barbosa disse que até dezembro haverá um pedido de aposentadoria de ministro da corte. Pelo calendário, não haveria. O decano Celso de Mello só completará 70 anos em novembro de 2015. Se Barbosa se referia à própria aposentadoria precoce, o calendário eleitoral informa que até abril ele poderá decidir se entra na disputa da eleição presidencial, pois os juízes têm um prazo especial para desincompatibilizações. Se não disputar o Planalto, estará preso à lei que exige um ano de domicílio eleitoral no Estado onde pretende disputar um cargo. Como seu domicílio está no Rio, só poderá concorrer no Rio. Joaquim Barbosa disputando o Palácio Guanabara ou uma cadeira de senador animaria a campanha do Estado”.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quer saber? Melhor  não cassar Sérgio Moro!

Quer saber? Melhor não cassar Sérgio Moro!

Só para incomodar: você, petista, acredita realmente haver algum benefício eleitoral para o PT ou Gleisi Hoffmann no encontro em Havana com o presid

Porto Velho não é a pior capital do País

Porto Velho não é a pior capital do País

Não tenho procuração para defender a prefeitura ou o governo do estado, mas não posso me abster de fazer a defesa de uma terra que me acolheu há qua

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

Lula está certo ao cobrar dos ministros a lembrança de que há um governo central no comando dos diversos órgãos da administração. E que embora cada

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

“As pessoas precisam entender que, em grande parte das vezes, a fratura do fêmur ou quadril em idosos não é causada por uma queda. Em muitos casos é

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)