Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Transporte de passageiros, instalações portuárias e Manaus Moderna serão debatidos nesta quinta em Manaus


 

O “Transporte de Passageiros na Amazônia” será a temática central do encontro realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Ministério dos Transportes, nesta quinta-feira (1º). O evento ocorrerá no auditório da Fieam, no Centro de Manaus. A programação é voltada para empresários do transporte aquaviário, pesquisadores e representantes de órgãos do segmento.

 

O evento terá duas etapas. A partir das 9h, o relatório executivo do estudo “Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros e Cargas na Região Amazônica” será apresentado. Logo em seguida entra na pauta o debate sobre o Projeto Manaus Moderna, que engloba a proposta de construção do terminal portuário. O assunto será debatido por integrantes do setor de navegação e entidades públicas.

 

Já no período da tarde, a partir das 15h, uma consulta pública será realizada sobre a proposta de interesse das Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) de Parintins, Itacoatiara, Tabatinga e Porto Velho (RO).

 

O Sindicato das Empresas de Navegação no Estado do Amazonas (Sindarma) é uma das entidades que promovem o evento e debaterá a infraestrutura portuária existente no estado, além do transporte de cargas e passageiros. A navegação fluvial é o principal modal de transporte no Amazonas e é responsável pelo abastecimento de 90% dos 62 municípios amazonenses. Pelos rios são transportados passageiros, alimentos, combustíveis, cargas gerais e insumos.

 

“O principal objetivo deste evento é apresentar para comunidade aquaviária e para toda a população o estudo que foi elaborado pela universidade federal, no sentido de ter um raio X do transporte de passageiros na Amazônia. Esse estudo vai mostrar para gente o tipo de barco, a pontualidade, o conforto do barco, a acessibilidade e também a infraestrutura portuária. É importante porque vamos conhecer o que o usuário está pensando ou achando desse sistema de transporte de passageiros na Amazônia. Trazer esse evento para Manaus é um ganho para sociedade amazonense, no sentido que a gente possa, a partir desse estudo, ver o que se pode melhorar de política pública para o setor”, disse o vice-presidente do Sindarma, Claudomiro Carvalho Filho. 

 

A Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participarão do debate.

 

O credenciamento será feito será feito pela Antaq pelo email: [email protected]. Haverá credenciamento também no local do evento antes do início da programação da manhã e do período da tarde.

 

 

SERVIÇO

TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NA AMAZÔNIA

QUANDO: 1º de fevereiro de 2018

ONDE: auditório da Fieam, avenida Joaquim Nabuco nº 1919, Centro de Manaus

HORÁRIO: 8h às 12h e das 14h às 17h

INFORMAÇÕES: (61) 2029-6520/6516 e [email protected]

Fonte:  Sidarma

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)