Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Trem fantasma - Por José Carlos Sá


 
Por José Carlos Sá
Blog Banzeiros

 

Gente de Opinião

Trem fantasma(Ilustra Blog Quero Medo)

Busquei esta ilustração de uma postagem de texto e vídeo do blog Quero Medo para comentar o mais novo imbróglio envolvendo a extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O Departamento de Estrada e Rodagens de Rondônia (DER) resolveu colocar uma das locomotivas que estão abandonadas há anos para compor o Novo Espaço Alternativo, que está com as obras na fase de conclusão. A ideia é boa e vai fazer um belo cartão de visitas bem perto do aeroporto. Além

Gente de Opinião

Locomotiva “tombada” (Foto JCarlos)

da locomotiva, a reprodução do portal do Real Forte Príncipe da Beira. O problema é que ao invés de buscar uma locomotiva das que estão tombadas na área sob responsabilidade do Estado, pegaram uma sob guarda do Iphan. Mas acho que mesmo se usassem aquela locomotiva que está “tombada” em frente ao casarão (foto), daria na mesma.

Mesmo argumentando que é melhor a locomotiva ser mostrada a todos, recuperada e bonita do que ficar jogada no mato sendo corroída pela ferrugem, os defensores da ideia foram derrotados pelos guardiões da ferrovia, que fizeram uma grita danada, contando com os aliados de sempre: alguns coleguinhas da imprensa caripuna e os MPs. Resultado o DER foi compelido a assinar um Termo de Ajuste de Conduta, o TAC, no Ministério Público Estadual e devolver a locomotiva para o lugar que o Iphan determinar.

Cuidar das UPAs que não tem pessoal para atender a população ou mandar a Prefeitura resolver os problemas do lixão, dos postos de saúde que ainda não funcionam, ninguém se mobiliza, mas para dar ouvido a esse tipo de reclamação, a coisa corre. Como dizem no vídeo lincado acima, “É um trem que parte da estação do além, o trem fantasma”.

Para entender a questão do tombamento: A área que vai da praça das Caixas D’Água até o casarão dos Ingleses é tombado por Lei Federal e fica sob responsabilidade do Iphan. Já a Constituição Estadual, em seu Artigo 264, tomba todo o acervo da Madeira-Mamoré, de Porto Velho a Guajará-Mirim, sobrepondo, portanto, a área com tombamento federal.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)