Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Um grande desafio, cumprir o Código de Posturas de Porto Velho - Por Carlos Sperança


A situação financeira

A Câmara dos Deputados também debate a situação financeira dos municípios para encontrar uma saída para o abismo que já ocorre com alguns estados. O debate decorre de uma sugestão do deputado tucano Hildo Rocha (MA).Um grande desafio, cumprir o Código de Posturas de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Ele ressalta que da mesma forma que estados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão em dificuldades para pagar seus servidores, muitos municípios sofrem com a mesma situação, ameaçados pela Lei de Responsabilidade fiscal.

A Secretaria do Tesouro Nacional identificou ao final de 2016 cerca de 170 prefeituras que estouraram os limites máximos de despesas com pessoal. Além disto, outras 109 atingiram o limite prudencial em que se veda o aumento desse tipo de despesa, salvo as exceções previstas pela própria Lei de Responsabilidade fiscal.

Além desta situação, mais 23 municípios extrapolaram o limite de endividamento em função da Receita Corrente Liquida. Em Rondônia, apesar de o estado manter uma situação privilegiada em termos de finanças, boa parte das municipalidades está em condições precárias e clamam por ajuda da União cada vez mais difícil por conta do contingenciamento de recursos no Orçamento 2017.



 

A Lava a Jato

Um grande desafio, cumprir o Código de Posturas de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoLevantamento do jornal Folha de São Paulo no final de semana constata que a maioria dos envolvidos na Operação Lava Jato se considera inocente e confirmam a disposição de concorrer à reeleição. Até o senador Ivo Cassol (e este não é caso da Lava Jato) com o processo já em transito e julgado fala em disputar o governo do estado no ano que vem. É muita cara de pau.

Político tradicional

Um grande desafio, cumprir o Código de Posturas de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoSe os envolvidos na Operação Lava Jato e em outras tramóias já denunciadas no supremo ouvissem o eleitorado, sequer seriam candidatos nas eleições do ano que vem. A simples suspeição na participação naquela roubalheira já virou carimbo de corrupção na testa dos políticos acostumados a rapinar o dinheiro público gerando elevada taxa de rejeição.

A renovação

Um grande desafio, cumprir o Código de Posturas de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoA tendência generalizada para 2018 é a renovação dos quadros das Assembléias Legislativas e na Câmara Federal. No último pleito, a Assembléia Legislativa de Rondônia foi renovada em torno de 70 por cento das vagas, enquanto que na Câmara Federal o percentual ultrapassou a casa dos 60 por cento, com apenas 3 reeleitos de uma bancada de oito.


 

Muita pirataria

Um grande desafio, cumprir o Código de Posturas de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A cada ano o brasileiro compra mais produtos piratas (cigarros, DVDs, eletrônicos etc) que chegam pelas fronteiras do pais como Paraguai e a Bolívia, que também nos exportam maconha e cocaína em larga escala. E Porto Velho. Além da cocaína, se transformou no maior centro de vendas de filmes de DVDs piratas da região Norte. A pirataria deita e rola também nos rios da Amazônia até com assaltos nas embarcações.

Nos presídios

Ainda na sexta-feira alertava nesta coluna a pane e o ensardinhamento nos presídos. No sábado o pau cantou e o final de semana foi de muita tensão, com o assassinato de um detento numa casa de detenção e rebelião numa outra penitenciária. Ano a ano, com o déficit de vagas, a situação vai piorando. Os presídios estão como vulcões, prestes a entrar em erupção em todo País.


 

Via Direta

Um grande desafio, cumprir o Código de Posturas de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

*** Cumprir o Código de Posturas tem sido um verdadeiro desafio para a equipe de fiscalização da prefeitura de Porto Velho *** No dia a dia combater os velhos hábitos e a reincidência tem sido tarefa desgastante *** Ainda paralisado, o projeto do Shopping dos Gonçalves na Zona Leste esta prestes a ser retomado *** A expectativa é grande naquela progressista região *** Final de semana de pixações em Candeias exigindo a renuncia do prefeito Taeguchi.


Vídeo da SICTV / Comentário do jornalista Everton Leoni

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)