Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

UM LAGO BELÍSSIMO À ESPERA DE PEIXES


UM LAGO BELÍSSIMO À ESPERA DE PEIXES - Gente de Opinião

Bernardo Oro Nao diz que seu povo quer consumir e também vender pescado em Guajará-Mirim /Foto Alex Leite
 

MONTEZUMA CRUZ
Na Terra Indígena Deolinda, em Guajará-Mirim

 

O cacique Bernardo Oro Nao, 33 anos, quer mais peixes de qualidade no Lago de Cima, o mais bonito ao longo do rio Mamoré, na Amazônia Ocidental Brasileira. Há dois anos ele jogou nas águas carauaçu, curimatã e tambaqui, mas pretende aumentar o volume de pirarucu.

O lago é lindo, tem botos e encanta a criançada da Terra Indígena Deolinda, no interior do município de Guajará-Mirim, fronteira Brasil-Bolívia. Fomos visitá-lo recentemente, em companhia do cacique.

O curimatã tem apelido: quebra galho. A criançada programa pescarias e, além das espécies “plantadas” por Bernardo, fisga também traíras.

Em dias assim, os peixes são levados para debaixo das árvores, onde eles fritam ou assam em almoço coletivo.

“Se a Emater quiser mandar um técnico aqui, a gente aceita”, apelou. Bernardo sabe que a piscicultura está entre as principais prioridades do Governo de Rondônia, mas seu povo não dispõe de maiores recursos para alcançar o objetivo maior: pescar bastante e vender a produção em Guajará-Mirim, a duas horas de lancha voadeira.

O Lago de Cima é esplêndido. Para percorrê-lo, com motor rabeta, leva-se uma hora e meia. “Tem lugar aí que tem 15 braçadas (12 metros) de profundidade”, conta Bernardo.

Comumente, além do boto, o jacaré-açu, daqueles de cinco a seis metros de comprimento, passam rente às canoas, ou por baixo delas. Quem não está habituado, se assusta. Crianças e adultos indígenas, não, porque convivem com os bichos o tempo todo.

A TI Deolinda é habitada por remanescentes de sete povos Canoé, Jabuti, Macurap, Oro Nao, Oro Waran, Wajuru e Tupari. Ao todo, 150 pessoas. A piscicultura beneficiaria todas elas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)