Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Um retrato do Brasil petista


Bolsa Família

Mulheres cearenses
recusam emprego fixo
 
 
O texto está na internet e sua veracidade pode ser confirmada no Sindtextil de Fortaleza. Como o setor têxtil é de vital importância para a economia do Ceará, a demanda por mão de obra é imensa e precisa ser constantemente formada e preparada. Diante disso, o Sinditêxtil fechou um acordo com o Governo do Estado, para coordenar um curso de formação de costureiras.
 
O governador, do PT,  exigiu que o curso devesse atender a um grupo de pelo menos 400 mulheres escolhidas dentre as que participam do programa Bolsa Família. O importante acordo foi fechado dentro das seguintes atribuições: O Governo entrou com o recurso, o Senai com a formação das costureiras, através de um curso de 120 horas/aula e O Sinditêxtil, com o compromisso de enviar o cadastro das formadas às inúmeras indústrias do setor, que dariam emprego às novas costureiras.
 
Pela carência de mão obra, a ideia não poderia ser melhor. Pois bem. O curso foi concluído recentemente e, com isso, os cadastros das costureiras formadas foram enviados para as empresas, que se prontificaram em fazer as contratações. Foi surpreendente o número de contratações: absolutamente nenhuma. Zero. Por uma razão simples, embora triste e lamentável, como afirma com dó, o diretor do Sinditextil: "Todas as costureiras, por estarem incluídas no Bolsa Família, se negaram a trabalhar com carteira assinada.
 
Para todas as 400 costureiras que fizeram o curso, o Bolsa Família é um benefício que não pode ser perdido". É para sempre. Nenhuma delas admite perder o subsídio. De forma uníssona, a condição imposta pelas 400 formadas é de que não se negocia a perda do Bolsa Família. Para trabalhar como costureira, só recebendo por fora, na informalidade. Como as empresas se negaram, nenhuma costureira foi aproveitada.
 
O problema maior é que o caso das costureiras cearenses não é um fato isolado. Por todo o país o raciocínio é o mesmo: para trabalhar com carteira assinada só perdendo os benefícios do Bolsa Família. Isso ninguém quer, até porque o único “serviço” exigido dos beneficiários do programa é votar no PT.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quer saber? Melhor  não cassar Sérgio Moro!

Quer saber? Melhor não cassar Sérgio Moro!

Só para incomodar: você, petista, acredita realmente haver algum benefício eleitoral para o PT ou Gleisi Hoffmann no encontro em Havana com o presid

Porto Velho não é a pior capital do País

Porto Velho não é a pior capital do País

Não tenho procuração para defender a prefeitura ou o governo do estado, mas não posso me abster de fazer a defesa de uma terra que me acolheu há qua

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

Lula está certo ao cobrar dos ministros a lembrança de que há um governo central no comando dos diversos órgãos da administração. E que embora cada

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

“As pessoas precisam entender que, em grande parte das vezes, a fratura do fêmur ou quadril em idosos não é causada por uma queda. Em muitos casos é

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)