Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

UMA DEBANDADA NO MDB - Por Carlos Sperança


 

As vacas magras 

Em tempos de vacas magras, o baixo crescimento da economia brasileira no pós-recessão deve ser reconhecido como virtuoso. A tragédia é outra e se apresenta como uma hidra de três cabeças: atraso, estagnação e retrocesso.

Apenas uma instituição amazônica basta para denunciar a hidra brasileira. O corte de 40% dos recursos para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) é um retrocesso. A impossibilidade até de contratar motoristas para conduzir os pesquisadores às ações de campo conduz à estagnação dos trabalhos. A situação criada para as instituições de pesquisa do Brasil é de manutenção e piora do atraso relativo do país.

Não se pode qualificar a situação com outra palavra a não ser tragédia. No ciclo 2022: o Brasil que queremos, realizado na Comissão Senado do Futuro, a conclusão da audiência pública com os especialistas do setor foi que a restrição de recursos para educação, ciência e tecnologia está levando o país à decadência.

Lorde Ernest Rutherford, criador do modelo de átomo, dizia que “povos sem ciência e sem técnica estão condenados a carregar lenha e água para os mais esclarecidos”. O noticiário amazônico está repleto de cargas de lenha e água que favorecem os povos “esclarecidos” na proporção inversa à míngua dos recursos para a pesquisa.


No muro

UMA DEBANDADA NO MDB - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Acompanhei com atenção a entrevista do presidente estadual dos Democratas, o habilidoso Marcos Rogério, liderança em ascenção no estado, no programa Rondônia em Debate da TV Gazeta. Pareceu-me esquivo liso como um bagre e bem em cima do muro.  Ele Espera mais definições no cenário político estadual para se definir.

A herança

UMA DEBANDADA NO MDB - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Na sua primeira eleição a Câmara dos Deputados a parlamentar Mariana Carvalho (PSDB) herdou uma grande massa de eleitores do então prefeito Mauro Nazif (PSB) que tinha sido deputado federal e exercia na época, 2014,  o cargo de alcaide na capital. Agora, os dois vão ter um confronto direto por um segmento de votos que já foi de Tomás e Guedes. Vamos às apostas.

Os encontros

UMA DEBANDADA NO MDB - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Depois do sucesso do encontro estadual de Vilhena, marcado pela filiação do ex-prefeito Melki Donadon egresso do MDB e várias lideranças do Cone Sul rondoniense, o PDT esta organizando encontros estaduais em Ariquemes – com novas filiações – e Porto Velho. O senador Acir Gurgacz esta satisfeito com os reforços recebidos no Vale do Jamari e na capital.

Debandada?

UMA DEBANDADA NO MDB - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Embora negue, uma debandada no MDB sugeria que a saída do governador Confúcio Moura do partido estava bem próxima. Depois da deputada estadual Rosangela Donadon (Vilhena), saiu o prefeito de Ariquemes Thiago Flores e segue pelo mesmo caminho o deputado Só na Bença (Pimenta Bueno). A irmã do governador Claudia Moura também estava definindo até terça-feira um novo partido.


 

Grande peleja

UMA DEBANDADA NO MDB - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Esta se desenhando uma grande peleja as duas vagas ao Senado nesta temporada.  Para a reeleição Valdir Raupp (MDB), como predadores Expedito Junior (PSDB), Confúcio Moura (?????), Jesualdo Pires (PSB) e Aluízio Vidal (Rede) pintam como grandes protagonistas. Confúcio é favorito para uma das vagas e o outro nome vai depender do segundo voto.

Via Direta

*** Marinho da Caerd, com base na região de Machadinho do Oeste e Romeu Reolon, com domicilio eleitoral em Alto Paraíso reforçam a nominata de candidatos a Assembléia Legislativa do PSDC *** A lista ainda não esta fechada, aguardando a adesões no encerramento do troca troca partidário neste sábado, dia 7 *** O deputado estadual Hermínio Coelho confirmou seu ingresso no PC do B, do cacique Pantera *** A primeira dama Yeda Chaves deve reforçar a lista tucana para ALE-RO.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)