Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma debandada - Por Carlos Sperança


A candidatura de réus

Com o propósito de deixar mais rigorosos os critérios para uma candidatura à presidência da Republica, o Senado trata de uma alteração na Lei da Ficha Limpa. Conforme um projeto de lei complementar, quem for réu em ação penal ou de improbidade administrativa não poderá pleitear o cargo.Uma debandada - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A proposição é complementar á decisão do Supremo Tribunal Federal de 2016 que impede réus de estarem na linha sucessória da Presidência. Pelo projeto, mesmo que não tenha ocorrido condenação do réu em primeira instância fica vedada a candidatura para presidente da República.

O autor do PLS, senador José Medeiros (PSD-MT) defende que uma leitura ética da Constituição Federal já indica a necessidade de impedir candidatura presidencial de quem seja réu em ações de crimes previstos em lei em ação civil de improbidade administrativa.

Para Medeiros, só o fato de um réu considerar sua candidatura ao mais alto cargo da República, “é um escárnio com a legislação brasileira e com a própria idéia da moralidade administrativa”.


 


Grande campeão

Uma debandada - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Em consultas pelo estado para auferir a questão da disputa das cadeiras a Assembléia Legislativa, apontaram ao colunista um possível campeão de votos na jornada 2018: O Diretor Geral do DER Ezequiel Neiva de Carvalho (PMDB). Até faz algum sentido. De fato, o DER tem sido uma fabrica de lideranças, como Raupp que foi eleito até governador e Lucio Mosquini atual deputado federal. A conferir nas urnas.

Uma debandada

Uma debandada - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Com sete deputados estaduais, mais as candidaturas de Ezequiel Neiva de Carvalho, Pimentel e Zequinha Araujo, o PMDB se virá obrigado a lançar chapa puro sangue, já que ninguém aceita coligação com candidatos bicho papões. Também esta prevista na janela de transferências uma pequena debandada, alguns deputados que estão insatisfeitos com a forte concorrência.

 

Nominata do PDT

Uma debandada - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoO PDT já trabalha na formação da sua nominata para disputar as 24 cadeiras da Assembléia Legislativa do estado. Alguns nomes cogitados são os de Airton Gurgacz (Ji-Paraná), Saulo (Ariquemes) e Hermínio Coelho (Porto Velho) a reeleição, mais Ana Maria Negreiros (Porto Velho), Antonio Geraldo (Presidente Médici), Fátima Gavioli (Cacoal), entre tantas outras adesões recentes ao partido.


 

Teudas e manteudas

Uma debandada - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Que as esposas dos políticos fiquem de cabelos em pé! Esta uma largação danada de esposas nos últimos anos por políticos que é  uma coisa de louco. Enfrentando uma séria concorrência com assessoras e secretárias, as legitimas companheiras dos políticos estão atentas e com as antenas ligadas. São elas que têm, desvendado, por exemplo, as tocas das teúdas e manteúdas concorrentes na capital.

A máquina do tempo

O governador Confúcio Moura não quis mais falar sobre o andamento do seu projeto da máquina do tempo, aquele com a capacidade de teletransporte. Mas cientistas do mundo inteiro devem estar interessados, inclusive a secretaria municipal de Trânsito de PVH, pois se trata de uma solução para o problema da mobilidade urbana. O cara entra num módulo, no Tancredo Neves, e zás, em segundos, desembarca no Eldorado! A viagem P. Velho a Vilhena seria instantânea!
 

Via Direta

*** È curiosa a tendência dos suicidas em Porto Velho. Ou preferem as torres de alta tensão ou a ponte sobre o Rio Madeira para se atirar *** Trocando de saco para mala: o DER trabalha em obras de encascalhamento e pavimentação em Porto Velho *** È um baita auxilio na administração do prefeito Hildon Chaves (PSDB) ***Aumenta o índice de pessoas esfaqueadas na capital no final de semana*** É a “mardita” cachaça. E sobra também para atos de violência contra as esposas e namoradas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)