Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marcelinho

Uma força ao homem do campo - Por Marcelo Freire



A parceria firmada entre o governo do Estado e o Instituto Federal de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia tem produzido bons resultados e promete impulsionar o agronegócio, projetando o Estado em destaque na Amazônia. O resultado desse trabalho foi demonstrado ontem em Porto Velho, ocasião da entrega de 600 títulos definitivos a donos de propriedades rurais. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e o governador Confúcio Moura (MDB). 

O ministro, além de fazer a entrega de títulos dos imóveis, prometeu mais 8 mil para esse ano. Todos têm consciência que 2018 será um ano eleitoral e cercado de promessas eleitoreiras de oportunistas, mas o trabalho desenvolvido pelo Incra merece respeito e é desenvolvido dentro da transparência. É por isso que os trabalhos produzem bons resultados, principalmente ao homem do campo. 

Com o título em mãos, os proprietários de imóveis poderão melhorar sua produção e contrair empréstimo junto aos bancos. Essa semana, por exemplo, gerentes do Banco da Amazônia apresentaram um balanço das atividades da instituição bancária em Rondônia e voltaram a fornecer linha de crédito para pequenos agricultores.  

É importante lembrar que o Título de Domínio é o instrumento que transfere a propriedade rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo, representando a segurança jurídica para quem trabalha na terra. O assentado deve realizar o registro do imóvel rural no cartório de sua comarca. O documento é inegociável e intransferível por 10 anos, conforme o Artigo 189, da Constituição Federal.

O programa ‘Terra Legal’ já mostrou que deu certo, mas ainda esbarra com a falta de funcionários para tocar o programa, principalmente na Amazônia, onde as superintendências do Incra estão com centenas de servidores prestes a se aposentar e não há previsão de concurso em andamento para este ano. É por conta da falta da mão de obra que os Estados têm firmado parceria através dos órgãos de controle para agilizar a entrega dos títulos definitivos de imóveis. O governo de Rondônia sabe da importância do documento definitivo ao produtor rural.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

O convite formulado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao juiz Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça ganhou repercussão internacio

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

Os estados do Acre e Rondônia garantiram no domingo, dia 28, o maior índice de votação proporcional ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na eleiç

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

A terceira pesquisa Ibope para o governo de Minas Gerais divulgada neste sábado (27), confirma a forte tendência de que Romeu Zema (Novo) seja o próxi

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Estabilizar a contratação de novos servidores públicos, melhorar a qualidade de gasto e a redução do tamanho da máquina pública com base em modelos mo

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)