Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Unidades de saúde abrirão à noite para reduzir fila de espera para exames de diagnóstico por imagem



O governo de Rondônia vai ofertar 1.276 exames por imagem, todos de alta complexidade. Os procedimentos serão realizados pelo programa Corujão da Saúde, que começou ontem,  segunda-feira (17),  às 18h, com abertura simultânea de unidades no período da noite para realização de exames de diagnósticos por imagem.

Gente de Opinião

Exames vão agilizar o fechamento do diagnóstico de várias doenças

Serão realizados tomografia computadorizada, eletroencefalograma, ressonância magnética, infiltração e ultrassonografia – modalidade que visualiza estruturas superficiais, ginecológica e obstétrica, além de procedimentos intervencionistas (punções, biópsias e drenagens).

Segundo o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, o Corujão é uma ação que irá deflagrar a abertura noturna de agendamento para diminuir os exames em fila de espera. A iniciativa envolverá, neste primeiro momento, nove empresas de saúde no estado, onde o governo vai comprar os serviços e oferecer – por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) -, gratuitamente, para os pacientes.

Ainda segundo Pimentel, o objetivo deste programa é dar o diagnóstico do paciente em tempo hábil a fim de possibilitar o início do tratamento e a cura de forma eficaz e eficiente.

DEVER DO PACIENTE

O secretário explicou que o paciente que está com agendamento autorizado e garantido, é importante que em caso de ausência avise com antecedência ou então informe à Unidade Básica de Saúde (UBS) do não comparecimento para que possa ser chamado o próximo da fila de espera. “É importante avisar, pois temos orientação para tudo, menos para a ausência”, relatou.

Ele explicou que o dever do paciente é comparecer na data marcada, cumprindo o horário de agendamento, como também observar o preparo necessário para cada realização.

O índice de falta é recorrente no Estado de Rondônia, como em todo o Brasil. “Por isso queremos sensibilizar a não faltar ao exame marcado. Levar os documentos necessários, que são os documentos pessoais; e o pedido de exame expedido pelo médico”, orientou Pimentel.

Leia mais:
Rondônia tem números recordes em oferta e na melhoria
do atendimento no setor de saúde em todo País


Hospital de Base tem por meta realizar neste ano 400 exames
de endoscopia pulmonar pelo Sistema Único de Saúde

 


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Pessoas idosas podem usufruir gratuitamente, de atendimentos na especialidade médica de geriatria, disponibilizados pelo Governo de Rondônia na Poli

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)