Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Vem aí mais um escândalo bravo na aldeia rondoniense - Por Carlos Sperança


Desde Petrônio

Lá se vai quase sessenta anos, ainda na gestão do prefeito Petrônio Barcelos – que depois se tornaria governador – a elaboração do primeiro Plano Diretor de Porto Velho, que naquela época tinha outro nome. Depois, na década de 70, o arrojado prefeito Odacir Soares faria um novo planejamento da cidade e ao final dos anos 80, com o auxilio da USP, na gestão Chiquilito Erse, o Plano Diretor mais conhecido até hoje em termos de diretrizes urbanísticas da capital rondoniense.

Traçar planos para uma cidade que crescia a razão de 10 por cento por ano foi um enorme desafio para o então secretário de Planejamento Luis Guilherme Erse. Agora, na gestão Hildon Chaves, a prefeitura retoma os trabalhos com audiências públicas para atualizar as diretrizes de crescimento da capital. Toda sua equipe já pesquisa as necessidades, ouvindo a comunidade, para que o planejamento seja democrático, com discussões na Câmara de Vereadores.

Temas como a mobilidade urbana, transportes coletivos, coleta de lixo, meio ambiente, segurança pública, fundos de vale, expansão urbana, entre tantos outros temas serão debatidos exaustivamente.



Estratégia furada

Vem aí mais um escândalo bravo na aldeia rondoniense - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoOrientado pelos marqueteiros a buscar mais presença na mídia, depois de quatro anos exercendo o cargo de senador – sem o mínimo talento para o papel de legislador – o senador Ivo Cassol ao caçar confusão com adversários acabou puxando para si a atenção da justiça. Como se sabe, ele padece com processos andando – um deles já em trânsito e julgado - em enxurrada. E chama atenção recentes delações premiadas ligando Cassol as propinas das usinas, Lava Jato e agora, extração de madeira.

 

Uma corrida

São tantos arrombamentos as residências em bairros da classe média, que já ocorre uma verdadeira corrida dos empresários e profissionais liberais para apartamentos e condomínios fechados na capital. A violência em Porto Velho esta passando de todos os limites toleráveis, já que nos bairros mais afastados também a criminalidade impera e no centro histórico existe uma legião de drogados a espreita, ávidos por um transeunte desatento para ser assaltado.    
 

Vem aí mais um escândalo bravo na aldeia rondoniense - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Enxugando gelo

O governo brasileiro entulhou de militares do Exercito, Policia Rodoviária, PMs e Civis no Rio de Janeiro como forma de combater o tráfico de drogas, o ataque aos caminhões de cargas e ao contrabando de armas pesadas. Mas é enxugar gelo. Enquanto o Brasil não asfixiar o tráfico de drogas e de armas nas fronteiras a coisa só tende a piorar. Além do mais a PM do Rio tem laços estreitos com o crime organizado como reconheceu recentemente o ministro da justiça.

 

No Forasteiro

Vem aí mais um escândalo bravo na aldeia rondoniense - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoÉ neste domingo, no clube Forasteiro, em Porto Velho, a grande concentração do PDT, na sua largada para as eleições do ano que vem. O presidente regional, senador Acir Gurgacz desembarca hoje à noite na capital, depois de presidir mais uma audiência pública na Comissão de Obras no Senado e deve participar de programas de rádio e televisão tratando dos assuntos debatidos em Brasília e motivando a militância a participar do evento de domingo.

 

A estrutura

O governo de Rondônia afirma que com seu novo projeto de enxugamento da máquina administrativa numa mini-reforma, estará reduzindo o numero de servidores. Vozes da oposição dizem o contrário, que a matéria cria mais cargos e despesas do que corta. Em todos os embates que teve com a classe política, o governador Confúcio acabou provando que estava certo. E mais uma vez terá o voto de confiança da população.

Via Direta

*** O prefeito Hildon Chaves esta retornando da China já padecendo com os efeitos do inverno amazônico *** As chuvaradas alem de  atrasar as obras em andamento nos bairros evidenciam a falta de drenagem na capital, um problema secular

Vem aí mais um escândalo bravo na aldeia rondoniense - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

***Vem aí mais num escândalo bravo na aldeia rondoniense, daqueles de arrepiar os cabelos de todo mundo *** Novembro começou com uma reação no comércio da capital depois de um ano sofrido para todo mundo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)