Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Antônio de Almeida

VERGONHA DE SER BRASILEIRO: RUI BARBOSA PENSOU EM FALAR



Quando o nosso Águia de Haia, Rui Barbosa, afirmara esta premissa mencionada, o Brasil estava na aurora de um período republicano, na efervescência de um nacionalismo Verde, Amarelo, Azul e Branco, quando todos cantavam o Hino do Brasil e o Hino à Bandeira, com a direita sobre o peito, com todas as letras, com o patriotismo possível e com muita emoção, e o povo jamais poderia imaginar que este mesmo torrão natal que tanto estufou o peito de toda a nação brasileira de orgulho, hoje, nos causa tristeza, nos enche de vergonha e de revolta, diante do descalabro de seus representantes, em todos os níveis da administração pública, com raras exceções.

Com amadurecimento de nossas estruturas constitucionais, a República que deveria está consolidada para atuar e defender os interesses do cidadão-contribuinte — que cumpre fielmente o seu papel social e paga seus pesados impostos para manter as benesses de seus administradores — hoje, atua no sentido contrário dos interesses do cidadão e quando a tendência, com o andar da carruagem, será progressivamente decadente, com o aumento da corrupção, endêmicas no DNA das estruturas governamentais e nãogovernamentais, aumento do desemprego, aumento da inflação, da insegurança, da violência, da criminalidade, da fome e da miséria atroz — e das incertezas com as próximas eleições que se avizinham para governar o Brasil por mais quatro anos, no quadriênio 2018/2021.

PESQUISAS DA VERGONHA DO BRASIL

Pesquisas reveladas nesta terça-feira, (2), pelo Jornal Folha de S. Paulo, realizadas pelo Instituto Datafolha, informa que 34% dos entrevistados têm vergonha em se identificar como brasileiros.

Para a mesma pesquisa Datafolha, o menor índice dos envergonhados havia sido revelada em 2000, com um percentual de 9%, e, agora, passando para 34%, quando foram pesquisados um universo de 2.781 pessoas, em 172 municípios do Brasil, com uma margem de segurança de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

VERGONHA DE SER BRASILEIRO:

·         Níveis de corrupção generalizada, nos três níveis da administração pública;

·         Decepção com nossos representantes, eleitos e nomeados para o serviço público;

·         Ausência de compromissos de nossos representantes e governantes;

·         Deficiência de políticas públicas voltadas para o cidadão;

·         Injustiças sociais e perdas das conquistas trabalhistas adquiridas pelo trabalhador.

INCERTEZAS COM A POLÍTICA

         O que o eleitor pode está vislumbrando com um provável acirramento das eleições presidenciais entre os candidatos LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA X JAIR BOLSONARO?

 VERGONHA DE SER BRASILEIRO:  RUI BARBOSA PENSOU EM FALAR - Gente de Opinião
 

          VERGONHA DE SER BRASILEIRO:  RUI BARBOSA PENSOU EM FALAR - Gente de Opinião

          PERGUNTA DO LEITOR

Nosso prezado leitor gostaria de nos perguntar: e o Juiz Federal Sérgio Moro e Supremo Tribunal Federal (STF) irão deixar o pretenso candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser realmente candidato à Presidência da República, nas próximas eleições presidenciais?

RESPOSTA:Eu tenho um prognóstico que acredito que seja o mesmo de milhões de brasileiros: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá a sua prisão preventiva decretada pela Juiz Sérgio Moro, como desfecho da Operação Lava Jato, logo após o próximo interrogatório, culminando com as Delações Premiadas do ex-ministro Antônio Palocci.

Quem viver verá.

Antônio de Almeida Sobrinho tem Graduação em Engenharia de Pesca, com Pós-Graduação em Análise Ambiental na Amazônia e Pós-Graduação (Stricto sensu) em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Membro da Academia de Letras de Jaguaruana – ALJ.

Antônio de Almeida 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Faperon-Senar apoiam o   2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Faperon-Senar apoiam o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

O estado de Rondônia sediará o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CEARO 2024, no período de 10 a 14 de junho de

Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas

Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas

Em cumprimento a dispositivos do convênio de Cooperação celebrado entre Governo do estado do Amazonas, através da SEPA/SEPROR e Prefeitura Municipal

Espinha na Garganta - Governo do Amazonas e prefeitura de Humaitá-AM preocupados com os povos da floresta

Espinha na Garganta - Governo do Amazonas e prefeitura de Humaitá-AM preocupados com os povos da floresta

Estatística do pescado em Humaitá-AM: um trabalho educativoNa cidade de Humaitá-AM, a 690 km de Manaus, principal cidade do Sul do estado do Amazona

A piscicultura de Rondônia - Surgimento... Crescimento ... Decadência.

A piscicultura de Rondônia - Surgimento... Crescimento ... Decadência.

Quando se  iniciaram os primeiros trabalhos de piscicultura, nos idos do ex-Território Federal de Rondônia — início de julho de 1978, há 44 anos par

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)