Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

VIGÍLIA PELA JUSTIÇA E PELA PAZ NO CAMPO EM RONDÔNIA - Por Luciana Oliveira



Gente de Opinião

Na CPT, por Francisco Kelvim – Na noite do dia (14) na cidade de Ariquemes, Rondônia, organizada por movimentos sociais e igrejas, vigília de oração ecumênica pela paz e justiça no campo, comove e denuncia a impunidade e os assassinatos no campo. A violência no campo no estado já acumula 56 assassinatos registrados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) entre 2015, 2016 e 2017. A maioria das mortes ocorreu na região do Vale do Jamari.

Entre os participantes, membros das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), professores, advogados, movimentos sociais (MAB, MST, MPA) e agricultores do assentamento 14 de Agosto e da área conhecida como Canaã, que corre risco iminente de despejo.

JULGAMENTO ADIADO

A vigília aconteceu no dia anterior ao julgamento, dos supostos autores e mandantes das mortes de dois jovens e tentativa de assassinato de outros três em Cujubim, no dia 31 de janeiro de 2016. Os cinco sofreram uma perseguição implacável, na fazenda Tucumã, uma verdadeira “caçada humana”, na Linha 114 do município de Cujubim, quando o grupo de cinco jovens voltavam do antigo acampamento Terra Nossa, de onde tinham sido despejados por uma ordem de reintegração dois dias antes do ocorrido. Eles tinham voltado ao local para recolher alguns dos seus pertences e apenas três conseguiram escapar da perseguição. Ficaram para trás os jovens Alysson Henrique Lopes, de 23 anos, e Ruan Hildebrandt Aguiar, de 18 anos. Sendo que o corpo de Alysson foi encontrado carbonizado no carro de seu pai.

Apesar da insistência dos pais pelas buscas de Ruan Lucas Hildebrandt, este nunca foi encontrado. Entretanto, foi descoberto o suposto envolvimento de policiais militares, que realizavam vigilância privada na Fazenda Tucumã, região onde ocorreram apreensões de armas pesadas e diversas prisões.

Após descobrirem o envolvimento de policiais militares e as prisões na área, uma força tarefa da polícia civil investigou o caso e o Ministério Público apresentou acusações contra o pecuarista de Ji-Paraná, Sérgio Sussuma Suganuma, acusado de ter contratado a equipe de pistolagem de Rivaldo de Souza e Moisês Ferreira de Souza, sargento da reserva da PM. O MP também ofereceu denúncia contra Jonas Augusto dos Santos Silva, cabo da PM e Paulo Iwakami, contador também da cidade de Ji-Paraná, proprietário da Fazenda Tucumã e Altacício Domingues dos Santos, Marcos José Terêncio, Donizete Silva do Nascimento e Paulo Diego de Castro Francisco, ambos policiais militares de Cujubim, porém apenas os cinco primeiros foram indiciados e levados a júri, por emboscada, perseguição, promessa de pagamento pra o cometimento dos crimes, ocultação de cadáver e carbonização de outro, por dois homicídios consumados (Alysson e Ruan) e três tentativas de homicídio contra Renato de Souza Benevides, Raimundo Nonato dos Santos e Alessandro Esteves de Oliveira.

PERMANECE A IMPUNIDADE

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Os pais de Ruan pedindo as buscas do filho desaparecido Foto: Alerta Rondônia

Ao desenrolar das investigações as testemunhas passaram a ser ameaçadas e assassinadas. Um dos sobreviventes, Raimundo Nonato dos Santos, sofreu um atentado o dia 14/04/2016, um dos colaboradores da fazenda, o mototaxista Zé Bigode, foi assassinado em Cujubim, dois jornalistas que cobriam os fatos sofreram atentados e tiveram que fugir da cidade. Já no ano de 2017 foram assassinadas duas lideranças do Acampamento Terra Nossa: Roberto Santos Araújo, dia 2 de fevereiro, e Ademir de Souza Pereira no dia 7 de julho. Elivelton Castelo do Nascimento (Ton) testemunha do caso, foi morto em Ariquemes dia 15 de fevereiro. Outro dos sobreviventes, o Baixinho, Renato Souza Benevides, foi assassinado na cidade de Machadinho do Oeste dia 04 de março.

Gente de Opinião

Raimundo dos Santos recuperando do atentado Foto: CPT RO

Hoje dia 15, o julgamento foi suspenso após a ausência de um dos advogados de defesa por motivo de saúde e desistência de última hora de outro dos advogados de defesa, sendo remarcado somente para outubro.

Francisco Kelvim
Graduando em Arqueologia – UNIR
Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB
+55 69 99923-0179

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)