Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Liliane Melo

VIVA! O autismo é matéria de capa da Revista Veja – Por Liliane Melo


 

Não imaginam como fiquei feliz ao tomar conhecimento de que a capa da Revista Veja desta semana trouxe como título “O Novo Mundo do Autismo”. Nunca se ouviu falar tanto em autismo como nos últimos tempos. A reportagem da jornalista Natalia Cuminale foi bastante esclarecedora, abordando as possíveis causas, desfazendo mitos, além do depoimento de quatro pais com filhos autistas entre 9 e 15 anos de idade, o que tenho certeza, vai ajudar muitos pais que suspeitam ou que já têm o diagnóstico.

VIVA! O autismo é matéria de capa da Revista Veja – Por Liliane Melo - Gente de Opinião
Meu filho Matheus com a terapeuta ocupacional
Angélica Vicente

Sempre acreditei que a falta de diagnóstico é o que mais angustia os pais. Lendo os depoimentos me vi um pouquinho em cada um deles. Passei pelo mesmo conflito da advogada Heloisa Uelze que quando os outros (familiares e médicos) diziam que meu filho não tinha nada, pensava: “Será que só eu acho que meu filho tem alguma coisa de diferente?”.

Passei pela mesma situação da administradora Vivianne Duarte Medeiros, em que o filho começou a engatinhar e andar tardiamente e não falava de forma funcional. Me enxerguei na angústia da empresária Diana Iamut, só que no meu caso, naquela época ele permitia carinho, porém, não gostava muito, e quando o fazia em mim, parecia que queria me machucar.

Me vi no gerente de empresa Neimer Gianvechio em que o filho só queria andar descalço em casa – e até hoje é assim – mas meu filho não pisava em grama de jeito nenhum e chinelo de dedo nem pensar – hoje pisa em qualquer lugar e finalmente, posso comprar chinelos com tira que passa entre os dedos.

Aonde quero chegar com isso? Existem limitações sim, mas também muitas potencialidades. Não se desespere se acha que seu filho é autista. Com as intervenções terapêuticas eles conseguem avanços incalculáveis. Nunca vou esquecer a primeira vez que escutei: mamãe eu amo você!  Ele só falava palavras soltas e hoje completas frases.

Sei que ainda há muito o que avançar. Pouco me importa se muitas vezes tenho dificuldade para entender o que ele fala! Pouco me importa se muitas vezes determinados vocabulários só são compreendidos pelas pessoas mais próximas de seu convívio! O que me importa é que ele sabe se comunicar.

O que me importa é saber pelas terapeutas que o cognitivo dele está preservado. É saber quantos avanços ele já teve e que sei que irá avançar muito mais. É a transformação que ele fez em mim – que me tornou um ser humano muito melhor!

Hoje meu filho aceita mudanças de rotina; consegue sair sem ter pregadores de roupas nas mãos; consigo de forma muito tímida ainda a introduzir novos alimentos em sua dieta; fica sentado ao meu lado na igreja sem ficar correndo o tempo todo; é muito amoroso; já consegue se relacionar socialmente como uma pessoa típica e os avanços não param.

Creio que ele veio desse jeito – um diamante bruto a ser lapidado - para trazer mudanças em mim. Aprendi a dar valor às pequenas coisas, a mínimos avanços. Me preocupo com seu futuro? Claro que sim. Tanto um pai, quanto uma mãe quer que seus filhos alcancem a independência. Se ele vai casar, ter uma profissão, não sei... mas todos os dias praticamente, ele me diz que vai ter o seu amor (esposa), um casal de filhos (como eu) e que vai ser médico veterinário... não sofro com pensamentos como: “será que ele vai conseguir?”... o futuro a Deus pertence e em tudo Ele tem seus propósitos.

Coube a Ele que meu Matheus viesse assim... essa criaturinha que me surpreende todos os dias com suas conquistas, falas inusitadas, desenhos extraordinários (ele desenha e pinta divinamente para a idade dele). E eu vou aprendendo com ele, respeitando seus limites, curtindo sua paixão exacerbada pelos animais e todos os seus encantos pessoais. Por onde ando, em clínicas, na escola, igreja, roda de amigos é unânime ouvir: “o Matheus é uma criança apaixonante!” Então posso reclamar? “Não, de jeito nenhum! “

Viveria tudo de novo, e de novo, e de novo... então, pai ou mãe que esteja passando pelo dilema se o (a) filho (a) é autista – não se desespere! Sim, tem dificuldades, tem frustações, tem choro, mas também tem muitas conquistas, alegrias e aprendizado. E mais: muito, muito amor...  um amor que cresce dentro da gente de uma forma inexplicável, pois parece que aumenta a cada dia. Espero ter conseguido ajudar com essas informações, ou mesmo tirar dúvidas.

Se você leitor (a) tem uma história de superação e luta em relação ao TEA também pode dar a sua contribuição nesta coluna, que tem por único objetivo partilhar experiências e desfazer rótulos, fazendo com que as pessoas entendam o autismo! Na realidade nascemos para sermos incríveis, não perfeitos! 

Caso queira enviar sugestões pode entrar em contato comigo através do e-mail:  [email protected] - até o próximo!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento IncluTEA começa neste fim de semana no Porto Velho Shopping

Evento IncluTEA começa neste fim de semana no Porto Velho Shopping

Nos dias 30 e 31 de março, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo que é celebrado no dia 2 de abril, o Porto Velho Shopping, será p

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com eventos de sensibilização e esclarecimentos

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com eventos de sensibilização e esclarecimentos

Em alusão ao Dia 2 de Abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma intensa programação está sendo realizada por di

Atividades Alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo iniciam nesta sexta

Atividades Alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo iniciam nesta sexta

No dia 2 de abril, sábado, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mas dando início às atividades alusivas à data, o Centro Mul

Movidos pelo Amor ao Autismo retoma atividades presenciais de atendimento a autistas

Movidos pelo Amor ao Autismo retoma atividades presenciais de atendimento a autistas

Após quase dois anos funcionando com atendimentos online, o Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA ) retoma gradativamente, seu

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)