Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Viveiro municipal bate recorde na produção de mudas



O Viveiro Municipal, instalado no Parque Natural localizado no final da avenida Rio Madeira, atingiu neste mês um recorde na produção de mudas. A média da produção que girava em torno de 60 mil a 70 mil mudas, saltou para 90 mil e a meta é chegar a 150 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e florestais até dezembro desde ano.

De acordo com a engenheira florestal, Ana Beatriz Compasi, responsável pelo viveiro, a reestruturação e o planejamento adequado para a distribuição dos trabalhos foi o fator primordial para se chegar a essa produção recorde de três mil mudas por dia, trabalho desenvolvido por apenas duas pessoas.

“Temos aqui doze funcionários trabalhando, mas só dois, por causa da experiência, é que trabalham nessa questão da produção, no manejo da muda, ou seja, quando ela atinge o tamanho ideal para ser transferida para o canteiro. Então dá para perceber o tamanho da responsabilidade que eles têm e também o volume do trabalho deles”, disse.

O viveiro é um local amplo e aberto à visitação pública e nele são produzidos espécies como o ipê (roxo, amarelo e branco); oiti, usado na arborização urbana por produzir sombra e não soltar a folhagem; capitão do campo; nin indiano, que é plantado geralmente em sítios que tem o efeito repelente.

Também são produzidas espécies nativas da floresta amazônica como o tauari, cedro, mogno, virola, seringueira — árvores em extinção proibidas de corte — e ainda o cacau do mato, o açaí e o patoá, que fazem parte da família das palmeiras, além de plantas para ornamentação de residências e de jardins.

Parte da produção do Viveiro Municipal é para atender ao programa de arborização urbana da Prefeitura de Porto Velho com o plantio de mudas nas vias públicas. Outra parte é para atender as solicitações de instituições públicas como escolas e secretaria, e da própria população, quando há essa necessidade.

“As doações, por enquanto, estão suspensas. Mas devemos retomar essa ação a partir de outubro quando chegar o período das chuvas. Adotamos essa medida porque a muda tem mais possibilidades de vingar do que se for plantada no verão. E a procura tem sido muito grande”, explicou Ana Beatriz.

A coordenadora do Viveiro Municipal também adiantou que ultimamente, os chacareiros e proprietários de sítios localizados em Porto Velho têm procurado com mais frequência o viveiro. O objetivo deles a conseguir mudas de espécies nativas para plantar em áreas degradadas e também de mata ciliar para proteção de rios e igarapés.

Para conseguir a doação de mudas o interessado deve dirigir até o Parque Natural e fazer o seu cadastro. Após o registro é apresentado uma lista das espécies disponíveis no viveiro para que ele escolha qual quer levar. Ana Beatriz frisou que ainda não foi definida a quantidade que cada pessoa pode pegar, mas geralmente fica em torno de 15 a 20 mudas.

Fonte: Sema

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicou no Diário Oficial da União (DOU), datado do dia 14 de março deste ano, a P

Nível das águas do rio Madeira continua subindo e Defesa Civil Municipal segue fazendo monitoramento das áreas de risco

Nível das águas do rio Madeira continua subindo e Defesa Civil Municipal segue fazendo monitoramento das áreas de risco

O nível do rio Madeira, em Porto Velho, continua subindo e, na quarta-feira (6), atingiu 14,54 metros, chegando muito perto da cota de alerta, que é d

Rondônia tem redução de mais de 80% no número de crimes ambientais

Rondônia tem redução de mais de 80% no número de crimes ambientais

Rondônia teve uma redução em crimes ambientais em 2023, são menos 80,92% de ocorrências comparando a 2022, um indicador promissor que reflete os esf

Kanindé realiza oficina em sistema de monitoramento territorial para povos indígenas de Rondônia

Kanindé realiza oficina em sistema de monitoramento territorial para povos indígenas de Rondônia

De 04 a 06 de março, a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé vai promover a formação de usuários do Sistema de Monitoramento de Desmatamento Ka

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de março de 2024 | Porto Velho (RO)