Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Xadrez: heptacampeão de Rondônia representa o estado no maior torneio do Brasil



O heptacampeão estadual de xadrez em Rondônia, professor Jefferson Rian, é um dos três representantes do estado a participar a partir desta sexta (19) do maior torneio da modalidade já realizado no Brasil, o 4º Floripa Open Chess, disputado na capital de Santa Catarina. A competição, que já havia superado o recorde nacional de participantes na sua segunda edição, agora em 2018 volta a quebrar sua própria marca, agora com 415 atletas do tabuleiro. Além de Jefferson, também estão na disputa Ceveriano e Gualter.

Natural de Porto Velho, Jefferson se transformou na última década em uma referência do xadrez em Rondônia, seja com suas vitórias e títulos – foram sete estaduais – ou inda fora dos tabuleiros onde mantém forte atuação na Federação Rondoniense, onde é o atual presidente.

Em Floripa, Jefferson chega com rating que o coloca entre os 150 melhores do torneio. A competição segue até quarta (24), com 10 rodadas. O domingo (21) ocorre em paralelo ao torneio Open, uma competição super blitz, com partidas de até 10 minutos no relógio. Entre os 415 atletas inscritos, estão enxadristas de 25 estados brasileiros, e também craques de países como Paraguai, Argentina, Uruguai, peru, Cuba e até a Islândia.

Florianópolis vai sediar pela quarta vez neste mês de janeiro o Floripa Chess Open, já considerado o maior torneio de xadrez do Brasil em número de participantes. Desta vez serão 411 atletas do tabuleiro, de 25 estados brasileiros, mais uma vez reunidos no salão ônix do Lira Tenis Clube, no centro da Capital. O torneio inicia nesta sexta (19), cm premiação de R$ 30 mil.

Entre as presenças de destaque confirmadas estão a do atual campeão brasileiro Everaldo Matsuura, paranaense que por muitos anos disputou os Jogos Abertos de Santa Catarina por Florianópolis. Também confirmaram presença dois dos mais recentes grandes mestres brasileiros, os jovens Yago Santiago e Luis Paulo Supi, o tricampeão continental e atual Campeão Mundial sênior Julio Ernesto Granda, do Peru e do atual campeão do torneio, o paraguaio Axel Bachmann.

Os jogos seguem até quinta (25). A visitação do torneio é aberta, mas os celulares devem estar silenciosos.

Além da competição open, que vai reunir os 415 competidores valendo pontos para o rating da FIDE e CBX, o evento também vai sediar um torneio master, para enxadristas considerados mestres e grandes mestres. No domingo (21), a competição tem um dia de paralisação para a realização de um torneio super blitz, com partidas de 5min por 5min no relógio. Esse torneio inicia às 14h e as inscrições são antecipadas.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Paratleta de Rondônia, Kesley Josué, se classifica para o Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão

Paratleta de Rondônia, Kesley Josué, se classifica para o Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão

Na primeira fase das competições de atletismo deste ano, um nome emergiu com força e determinação, deixando uma marca em sua modalidade e na históri

Corrida da Integração reúne em torno de 560 participantes em Cacoal

Corrida da Integração reúne em torno de 560 participantes em Cacoal

A 3ª Corrida da Integração, realizada neste domingo (7), em Cacoal, pelo 4° Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a Associação Filhos de Rond

Vem aí! XXI Olimpíada Nacional do Judiciário Federal

Vem aí! XXI Olimpíada Nacional do Judiciário Federal

Anote esta data! De 24 a 30 de agosto de 2024, a cidade de Manaus, capital do Amazonas, será palco da XXI Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (

Prefeitura de Porto Velho entrega Vila Olímpica Chiquilito Erse à população

Prefeitura de Porto Velho entrega Vila Olímpica Chiquilito Erse à população

Um projeto idealizado há mais de 30 anos, a Vila Olímpica Chiquilito Erse finalmente ganha forma e passa a atender a população de Porto Velho com uma

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)