Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agropecuária

Febre Aftosa: Campanha de Vacinação começa em Rondônia e segue até 15 de maio


Quem não vacinar o rebanho está sujeito a multa - Foto Ésio Mendes - Gente de Opinião
Quem não vacinar o rebanho está sujeito a multa - Foto Ésio Mendes

Esta é a 46ª etapa de vacinação contra a febre aftosa em Rondônia, o Estado tem mais de 90 mil propriedades rurais, e cerca de 14 milhões de cabeças de gado. De acordo com o Presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril, Júlio Cesar Rocha Peres, estamos caminhando para ser área livre de febre aftosa, há cerca de 20 anos não se registra nenhum caso da doença, com isso garante o Estado com maior lucratividade, e o mercado exterior terá mais interesse no nosso produto.

Nessa etapa bovinos e bubalinos de todas as idades podem ser vacinados, este ano com uma novidade na vacina, o que antes a dose usada era de 5ml, agora poder ser usada também a  2ml, ficando a critério do produtor rural, o resultado das duas é o mesmo não há prejuízo imunitário aos animais vacinados.

OBRIGATORIEDADE

A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, prevista em legislação estadual. A não vacinação e comprovação implica em multa.

A vacinação começou dia 15 de abril e segue até 15 de maio. A comprovação deve ser feita até o dia 22 de maio nas unidades da Idaron de movimentação da respectiva exploração pecuária.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gestão e tecnologia transformam propriedade de Itapuã do Oeste em referência na pecuária leiteira familiar

Gestão e tecnologia transformam propriedade de Itapuã do Oeste em referência na pecuária leiteira familiar

O Sítio São José, localizado na Linha 61 – General Carneiro, no município de Itapuã do Oeste, vem se destacando como unidade de referência em gestão e

Decreto amplia liberdade de mercado para pecuaristas de Rondônia

Decreto amplia liberdade de mercado para pecuaristas de Rondônia

A publicação do Decreto nº 31.305/2026 marca um avanço importante para a pecuária rondoniense. A medida, que reduz a carga tributária nas operações

Governo de RO reduz ICMS do gado para fortalecer cadeia da carne e ampliar competitividade do setor

Governo de RO reduz ICMS do gado para fortalecer cadeia da carne e ampliar competitividade do setor

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), instituiu novos benefícios tributários voltados à atividade pecuária. A

Programa estadual fortalece pecuária leiteira e aumenta produtividade na agricultura familiar em Rondônia

Programa estadual fortalece pecuária leiteira e aumenta produtividade na agricultura familiar em Rondônia

O Programa de Consultoria Técnica e Gerencial para Produtor Rural da Pecuária Leiteira (Consultec-Leite), desenvolvido pelo governo de Rondônia, tem

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)