Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agronegócio

Visita de missão internacional do Chile à Rondônia deve promover negócios e ampliar mercado para carne produzida no estado


A recepção dos auditores chilenos teve início com reunião na sede administrativa da Idaron, em Porto Velho  - Gente de Opinião
A recepção dos auditores chilenos teve início com reunião na sede administrativa da Idaron, em Porto Velho

Uma missão internacional do Chile está em visita em Rondônia para conhecer  as ações de defesa sanitária animal e de biosseguridade, mantidas pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) e pelos pecuaristas da região, que renderam ao estado, o reconhecimento de área livre de Febre Aftosa sem vacinação e de zona livre de Peste Suína Clássica, com chancela da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A recepção dos auditores chilenos acontece entre os dias 5 e 12 de novembro, e teve início com reunião na sede administrativa da Idaron, em Porto Velho.

O Chile, um dos maiores mercados consumidores da carne produzida pela indústria rondoniense, não acompanha os protocolos da OMSA e, avança para reconhecer os status sanitários mantidos pelo estado de Rondônia há mais de dois anos. Destaque para as ações de educação sanitária e de fiscalização, tanto em barreiras volantes, nas rodovias, quanto em postos fixos, nas zonas limítrofes com os estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a expectativa é que a missão se converta na discussão de novas estratégias e ações pragmáticas para expandir e aprofundar as relações econômicas entre Brasil e Chile.

Durante a reunião, a diretoria da Agência apresentou uma série de painéis e vídeos com as principais ações da Idaron e respondeu perguntas pontuais sobre o trabalho desenvolvido pelo serviço veterinário oficial do estado em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com os produtores rurais.

Em seguida, em comitiva com servidores da Idaron, os auditores do Chile seguiram em visitas a frigoríficos, propriedades rurais, unidades locais e postos fixos de fiscalização da Agência de Defesa Sanitária. As visitas acontecem em Porto Velho, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé e Costa Marques.

As visitas contemplam auditoria no posto fixo da BR-364, divisa de Vilhena com o estado do Mato Grosso, e no posto do quilômetro 130 da BR-319, na divisa de Rondônia com o estado do Amazonas. Em Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, serão visitadas as instalações do posto aduaneiro do Mapa.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, destaca que Rondônia tem ótimo desempenho na pecuária bovina, tendo encerrado o ano de 2023, exportando proteína animal para 53 países. “Contudo, a produção de suínos é basicamente voltada ao consumo interno”, acentuou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Caravana Agro Sustentável 2026 chega a Jaru e Ji-Paraná e reúne empresários da região central

Caravana Agro Sustentável 2026 chega a Jaru e Ji-Paraná e reúne empresários da região central

O Sistema Fecomércio, como uma das entidades parceiras da Caravana Agro Sustentável 2026, participou de duas visitas institucionais em Jaru e Ji-Par

FIERO acompanha Caravana do Agro Sustentável

FIERO acompanha Caravana do Agro Sustentável

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) é parceira e acompanha a Caravana Agro Sustentável RO 2026, que iniciou nesta segunda-feira

Sistema Fecomércio apoia Caravana do Agro Sustentável 2026

Sistema Fecomércio apoia Caravana do Agro Sustentável 2026

A Caravana Agro Sustentável RO 2026 chegou, no início da manhã desta segunda-feira (06/04), a Ariquemes, em sua primeira parada. A iniciativa percor

Caravana Agro Sustentável RO 2026 inicia jornada pelo estado com PIT STOP em Porto Velho

Caravana Agro Sustentável RO 2026 inicia jornada pelo estado com PIT STOP em Porto Velho

Teve início neste sábado (04) a Caravana Agro Sustentável RO 2026, com a realização do PIT STOP de lançamento, em Porto Velho. O evento reuniu produ

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)