Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Prefeitos enrolados e a CPI das Ongs


Prefeitos enrolados e a CPI das Ongs - Gente de Opinião

A cúpula da Amazônia

Com a infeliz normalização do conflito na Ucrânia, ainda longe da paz, o temor de um apocalipse nuclear decorrente da ainda evitável III Guerra Mundial cedeu espaço novamente aos riscos de apocalipse climático no caso de que o desmatamento criminoso leve a floresta ao temido ponto sem retorno. Assim, com a aproximação da Cúpula da Amazônia, evento previsto para o início de agosto, as personalidades e instituições encarregadas de apresentar propostas para as pautas a ser examinadas se debruçam sobre os pontos que podem assegurar pleno sucesso ao encontro.

Uma prévia da Cúpula serão os Diálogos Amazônicos, que terá a participação de representantes do governo e da sociedade civil a partir da intenção anunciada pelo governo de que sejam orientados por uma prática a ser consagrada de imediato como obrigatória para todos os processos de decisão: um ritual definitivo de participação e inclusão – logo, democracia –, privilegiando os interesses e demandas das comunidades e povos da floresta.

Esse ritual precisa se tornar algo tão simples, comum e cotidiano para as instituições quanto respirar é para o ser humano. Embora sejam o principal assunto da época, as questões amazônicas ainda permanecem em muitos casos embrionárias, incompletas e até ausentes. É justo esperar que os Diálogos Amazônicos as contemplem objetivamente para coroar com o esperado sucesso algo tão vital para nosso futuro.    

..................................................................................................

Prefeitos enrolados

Muitos prefeitos rondonienses enrolados com investigações da justiça. A coisa vai desde cobrança de propinas por servidores até secretários municipais afastados como aconteceu em Cacoal. Em Vilhena a investigação é sobre a terceirização dos serviços de saúde, em Ji-Paraná também o bicho está pegando, sem contar que em Candeias do Jamari o prefeito Walteir Queiroz foi afastado por malversação dos recursos públicos e já enfrenta processo de cassação. Os prefeitos estão ficando mais mal afamados do que deputados, é coisa de louco! Um desconto para o prefeito Hildon Chaves já que ele fez as denúncias para a Policia Federal dos malfeitos de servidores.

As duas porções

Dividido em duas porções o MDB de Rondônia está recebendo indicações dos cargos federais no estado, onde o PT se queixa intramuros de que não está bem aquinhoado. Uma fatia do MDB, liderada pelo presidente estadual deputado federal Lucio Mosquini (Ouro Preto) apoiou decisivamente o bolsonarismo, se alinhou a candidatura do governador Marcos Rocha e do então presidente Jair Messias Bolsonaro. Outra fatia, liderada pelo senador Confúcio ficou na linha de frente no apoio ao presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva. Agora é recompensado.

A explicação

Acredita-se que o MDB rondoniense esteja melhor aquinhoado que o PT na distribuição de cargos devido a sua representatividade no Congresso Nacional. Afinal, de Rondônia, são dois deputados federais e um senador, o habilidoso Confúcio Moura que sabe mexer os pauzinhos como uma raposa. Além disto, conta a nível nacional com a ex-senadora atua ministra do Planejamento, Simone Tebet que foi presidenciável e no segundo turno apoiou a eleição do presidente atual Luís Inácio Lua da Silva e com isto o partido ficou bem na foto em sua cota de cargos federais. Em Rondônia, o partido colhe os frutos da sua opção por Lula.

A fiscalização

Para acompanhar as obras de restauração da BR 364 e ao mesmo tempo fiscalizar o que já está em andamento a Assembleia Legislativa do Acre formou uma caravana para percorrer a partir desta sexta-feira os quase 700 quilômetros da rodovia entre Rio Branco e Juruá já próximo de Cruzeiro do Sul, na fronteira com o Amazonas. Seria interessante que os deputados estaduais e federais de Rondônia também tivessem o mesmo interesse de acompanhar mais de perto a BR 364 no trecho entre Porto Velho e Vilhena que tantos acidentes tem causado pela falta de manutenção

CPI das Ongs

A CPI das Ongs instalada no Senado, que tem como relator o senador Marcio Bittar (União –AC) e como presidente o senador Plinio Valério (Podemos -AM) está obrigando os governadores e prefeitos da região Norte a prestarem informações sobre contratos e parcerias feitas com organizações da sociedade civil com recursos públicos entre os anos de 2022 até 2023. Alegam que falta transparência nos acordos firmados e querem examinar toda esta situação o que poderá levar aos mandatários enfrentar problemas sérios caso sejam constatadas irregularidades. Como os prefeitos superfaturam até merenda escolar, vaí daí....

Via Direta     

*** Volta e meia a Policia Federal bate às portas da Assembleia Legislativa para procurar assessores de deputados envolvidos em maracutaias *** É preciso que nossos parlamentares tenham mais critérios na contratação e seleção dos seus contratados pois a coisa só desgasta o Legislativo *** Infelizmente a  mesma falta de critérios também ocorre no Congresso Nacional com deputados e senadores e nas Câmaras de Vereadores *** As denúncias  da existência de  servidores fantasmas  e de rachadinhas entre os vereadores com funcionários repercutem em Vilhena e a população está atenta para as investigações *** Infelizmente a prática é comum nas Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e até no Congresso Nacional. É só a justiça conferir, se quiser.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Sol explodindoOs negacionistas climáticos escoram sua crença em que depois da tempestade vem a bonança. Nesse caso, a destruição do desmatamento se

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

Nem peixe, nem boiO entrelaçamento amplo de condições especificas da região com a extensão da Amazônia deu origem a uma biodiversidade única na Ter

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)